
A Câmara Municipal de Patos aprovou, na noite da última terça-feira, o Projeto de Lei nº 44/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o parcelamento de dívidas do município com o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Patos (PatosPrev). A medida segue orientações da Emenda Constitucional 136/2025, aprovada em setembro, que determina que prefeitos de todo o país promovam a regularização previdenciária de gestões passadas.
Durante a discussão na tribuna, o líder do Governo, vereador Maikon Minervino, reforçou que o PatosPrev é um instituto sólido e bem administrado. Ele destacou o trabalho do secretário André Guedes e lembrou que as contas mais recentes, incluindo as de 2023, foram aprovadas.
Segundo o parlamentar, o instituto conta hoje com quase R$ 50 milhões em caixa, recursos destinados a garantir a aposentadoria dos servidores efetivos do município.
“Patos é regido pelo regime próprio de previdência. O PatosPrev é bem administrado e tem suas contas aprovadas. Hoje possui quase 50 milhões para garantir a aposentadoria de quem contribui corretamente com suas obrigações”, afirmou Maikon.
O vereador também esclareceu que o parcelamento autorizado pelo projeto não diz respeito à gestão atual.
“Estamos votando um projeto que permite o município se adequar integralmente à Emenda Constitucional 136. As dívidas não são do prefeito Nabor Wanderley, de 2021 a 2025, que vem pagando rigorosamente em dia, mas de gestões antepassadas”, explicou.
Maikon destacou ainda que qualquer gestor que estivesse à frente da Prefeitura neste momento teria obrigação legal de encaminhar essa regularização ao Legislativo.
“Poderia ser Nabor, ou qualquer outro prefeito. A lei exige que o Executivo envie esse projeto para adequação ao novo regimento previdenciário”, completou.
Com a aprovação, o município está autorizado a formalizar o parcelamento e manter o equilíbrio financeiro do regime próprio de previdência, garantindo segurança aos servidores efetivos e estabilidade ao sistema municipal.
Áudio: Higo de Figueiredo – Rádio Espinharas
Violência Jovem é detida após ferir mãe e companheiro com golpes de faca no bairro Jatobá, em Patos
Consciência Negra Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa promove evento de conscientização no Mês da Consciência Negra
Judô Patoense Judoca patoense Paulo Neto se prepara para o Campeonato Brasileiro Sênior e faz balanço de uma temporada histórica
TRABALHO Prefeitura de Patos amplia ações de infraestrutura em vários pontos da cidade
Oportunidade UNIFIP abre processo seletivo para contratação de designer gráfico
Eleições 2024 Após Olívia, Segundo Domiciano e Cicinho Lima disputam segunda posição entre eleitores patoenses para deputado estadual
Pedido de Ajuda Família pede ajuda urgente para criança de 11 anos que aguarda exame após apresentar múltiplos caroços no pescoço
Doação de Sangue Hemonúcleo de Patos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue e reforça importância das doações regulares
Acidente 16 pessoas são vítimas de sinistros de trânsito no final de semana na região de Patos. Veja os números
Mín. 23° Máx. 37°