Quinta, 27 de Novembro de 2025
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Política PatosPrev

Câmara de Patos aprova projeto do Executivo para parcelamento de dívidas do PatosPrev

Líder do Governo, vereador Maikon Minervino, destaca importância da adequação à Emenda Constitucional 136/2025 e reforça que débitos são de gestões anteriores

27/11/2025 às 11h00
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

A Câmara Municipal de Patos aprovou, na noite da última terça-feira, o Projeto de Lei nº 44/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o parcelamento de dívidas do município com o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Patos (PatosPrev). A medida segue orientações da Emenda Constitucional 136/2025, aprovada em setembro, que determina que prefeitos de todo o país promovam a regularização previdenciária de gestões passadas.

Continua após a publicidade
Black Feirao

Durante a discussão na tribuna, o líder do Governo, vereador Maikon Minervino, reforçou que o PatosPrev é um instituto sólido e bem administrado. Ele destacou o trabalho do secretário André Guedes e lembrou que as contas mais recentes, incluindo as de 2023, foram aprovadas.

Segundo o parlamentar, o instituto conta hoje com quase R$ 50 milhões em caixa, recursos destinados a garantir a aposentadoria dos servidores efetivos do município.

“Patos é regido pelo regime próprio de previdência. O PatosPrev é bem administrado e tem suas contas aprovadas. Hoje possui quase 50 milhões para garantir a aposentadoria de quem contribui corretamente com suas obrigações”, afirmou Maikon.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O vereador também esclareceu que o parcelamento autorizado pelo projeto não diz respeito à gestão atual.

“Estamos votando um projeto que permite o município se adequar integralmente à Emenda Constitucional 136. As dívidas não são do prefeito Nabor Wanderley, de 2021 a 2025, que vem pagando rigorosamente em dia, mas de gestões antepassadas”, explicou.

Maikon destacou ainda que qualquer gestor que estivesse à frente da Prefeitura neste momento teria obrigação legal de encaminhar essa regularização ao Legislativo.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“Poderia ser Nabor, ou qualquer outro prefeito. A lei exige que o Executivo envie esse projeto para adequação ao novo regimento previdenciário”, completou.

Com a aprovação, o município está autorizado a formalizar o parcelamento e manter o equilíbrio financeiro do regime próprio de previdência, garantindo segurança aos servidores efetivos e estabilidade ao sistema municipal.

Áudio: Higo de Figueiredo – Rádio Espinharas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 12h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 37°

Sex 37°C 23°C
Sáb 37°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras