
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Paraíba (FICCO/PB) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Lux, em João Pessoa, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa estruturada, com forte atuação na região metropolitana da capital paraibana.
Cerca de 50 agentes das forças de segurança participam da ação, que resultou no cumprimento de 11 mandados de prisão preventiva, além de ordens de busca e apreensão e sequestro de bens dos investigados. As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Regional das Garantias da Capital. As diligências ocorrem em bairros de João Pessoa e também alcançam um alvo no estado de São Paulo.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso possuía uma divisão bem definida de tarefas, com núcleo operacional responsável pelo tráfico de drogas e outro segmento especializado na lavagem e ocultação de capitais obtidos por meio das atividades ilícitas.
A ação é resultado da atuação conjunta das instituições que compõem a FICCO/PB, formada pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Administração Penitenciária. A operação também contou com apoio técnico do GAECO do Ministério Público da Paraíba, que contribuiu com o aprofundamento das investigações, especialmente no que se refere à atuação interestadual da facção.
Os investigados devem responder por organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, além de crimes conexos como comércio ilegal de armas de fogo, roubo qualificado, receptação e tentativa de furto. Somadas, as penas pelos crimes podem ultrapassar 30 anos de prisão.
O nome da operação, “Lux”, que significa “luz” em latim, simboliza o propósito de revelar a estrutura clandestina que sustentava as ações do grupo, inclusive com articulações entre integrantes presos e comparsas em liberdade.
Por Patos Online
Com informações da PF
Violência Jovem é detida após ferir mãe e companheiro com golpes de faca no bairro Jatobá, em Patos
Golpe! Golpistas se passam por delegados para aplicar golpes em restaurantes de Patos, alerta Polícia Civil
Primeiros Acordes Polícia Militar realiza apresentação do projeto “Primeiros Acordes” na Concha Acústica, em Patos
Prisão Suspeito de dois homicídios e uma tentativa de assassinato é preso pela DHE em Patos
Prisão Homem é preso pela DRACO com arma e munições de uso restrito após perseguição policial em Patos
Atropelamento Mulher é atropelada ao atravessar faixa de pedestres no Centro de Patos
Operação Simulacro Ex-gerente de banco é preso em João Pessoa suspeito de fraudes em feirões de veículos
Protesto Interdição na BR-230: Manifestantes cobram fechamento da comporta do Açude de Boqueirão e documento oficial para receber águas do Açude de Caiçara
Protesto BR-230 é totalmente bloqueada por protesto de ribeirinhos em Cajazeiras na manhã desta quarta-feira (26); PRF informa rota alternativa Mín. 23° Máx. 37°