
Mais 13 municípios da Paraíba, entre eles Passagem e São José do Bonfim, tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal em razão dos longos períodos de estiagem. A portaria foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26).
Além de Passagem e São José do Bonfim, a lista inclui os municípios de Gado Bravo, Joca Claudino, Juazeirinho, Livramento, Olivedos, Poço Dantas, Princesa Isabel, Riacho dos Cavalos, São Bento, São José de Princesa e São José dos Cordeiros.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras dessas cidades ficam autorizadas a solicitar recursos para ações emergenciais de defesa civil, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
As solicitações devem ser feitas à Defesa Civil Nacional por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio dos planos de trabalho, a equipe técnica avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, uma nova portaria é publicada no DOU com os recursos que serão liberados.
No último dia 18 de novembro, outros cinco municípios paraibanos também já haviam tido a situação de emergência reconhecida por conta da estiagem: Alcantil, Bananeiras, Barra de São Miguel, Cachoeira dos Índios e Jericó.
A estiagem tem causado prejuízos significativos à agricultura, ao abastecimento de água e à economia dos municípios, afetando diretamente a população, principalmente da zona rural.
Por Patos Online
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos
Câmara Federal Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de irmã da prefeita de Cajazeiras por suspeita de nepotismo Mín. 22° Máx. 37°