
O Patos Online conversou recentemente com o médico Dr. Alexandre Firmino, que fez um alerta importante sobre os riscos crescentes do isolamento social na vida adulta. Segundo ele, viver sozinho ou afastado de vínculos presenciais prejudica diretamente o cérebro e o coração, aumentando de forma significativa as chances de ansiedade, depressão e até doença de Alzheimer, condição que registrou aumento após a pandemia da Covid-19.
O especialista destaca que o isolamento também impacta a saúde cardiovascular. Pessoas que vivem sozinhas, segundo ele, têm até 30% mais chances de sofrer morte precoce, além de apresentarem maior risco de hipertensão, aumento da viscosidade do sangue e infarto. “Viver na solidão faz muito mal à saúde. Os órgãos mais prejudicados são o cérebro e o coração”, alertou.
Outro ponto de preocupação é o uso excessivo de telas, que, de acordo com Dr. Alexandre, foi um dos principais fatores que ampliaram o isolamento em todas as faixas etárias. Ele explica que as redes sociais criaram uma falsa realidade, onde a felicidade constante é tratada como padrão. Essa comparação diária com vidas idealizadas tem colaborado para o aumento de quadros de ansiedade e depressão, mesmo entre pessoas inicialmente saudáveis.
O profissional compara o impacto das telas ao do cigarro em décadas passadas. Segundo ele, assim como fumar já foi considerado normal antes das campanhas de conscientização, hoje o uso exagerado de celulares, computadores e redes sociais segue a mesma lógica cultural. “Muito em breve, campanhas serão feitas mostrando os danos das telas, porque estamos diante da maior epidemia de transtornos mentais e neurológicos já vista na humanidade”, afirmou.
Para finalizar, Dr. Alexandre reforça a necessidade de resgatar vínculos presenciais e reduzir o tempo diante das telas. “Evite viver sozinho. Seu coração não nasceu para viver só. Quanto mais vínculos você criar, melhor. E quanto menos tela na sua vida, melhor”, concluiu. Segundo o especialista, reconectar-se ao mundo real é essencial para preservar a saúde emocional, física e cognitiva.
VEJA VÍDEO:
TECNOLOGIA Patos Tech transforma o Sertão em palco para a robótica e a inovação
MENSAGEM DE UNIÃO Após eleições, Dr. Jod Candeia faz apelo por união e respeito às diferenças em Patos
DOAÇÂO DE SANGUE Hemonúcleo de Patos funcionará até quinta-feira (29) e retomará atendimento em 3 de novembro; unidade reforça necessidade de doações
SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura de Patos realiza ações de limpeza, pintura e plantio de mudas em diferentes localidades
FUNCIONALISMO Prefeitura de Patos transfere Dia do Servidor para sexta-feira e antecipa pagamento dos servidores para esta quarta (28)
CAMPANHA SOLIDÁRIA Patoense com câncer de tireoide reforça pedido de ajuda para custear tratamento de R$ 10 mil
PREVIDÊNCIA PatosPrev, SINDACSE e Conselho de Saúde se reúnem para debater aposentadoria especial dos Agentes de Saúde e Endemias
TRANSTORNOS Lixo deixado sobre calçada da Alça Sudeste, em Patos, dificulta caminhadas e circulação de pedestres, relata cidadão
CAPACITAÇÃO Padaria Artesanal de Patos abre inscrições online para curso de panificação
Mín. 24° Máx. 37°