
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é visto com leve viés negativo pelos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5). A fatia que avalia a administração como ruim ou péssima (37%) supera a que a considera ótima ou boa (32%), enquanto 30% classificam o governo como regular.
Os resultados indicam um cenário de distribuição equilibrada, em que a avaliação negativa é a mais numerosa, porém não majoritária, e a percepção regular segue relevante. O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios do país, entre os dias 2 e 4 de dezembro, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na comparação com a pesquisa anterior, de setembro, houve apenas leve oscilação. À época, 38% avaliavam o governo como ruim ou péssimo, 33% como ótimo ou bom e 28% como regular. As variações observadas agora ficaram dentro de patamares modestos, sem indicar mudança brusca de tendência.
Os dados sugerem um ambiente de opinião pública dividido, em que a avaliação positiva e a negativa se mantêm próximas, enquanto a categoria regular funciona como um bloco intermediário expressivo. Esse desenho tende a refletir percepções distintas sobre desempenho econômico, políticas públicas e expectativa para os próximos meses.
Como em todo levantamento de opinião, os resultados estão sujeitos à margem de erro e ao recorte temporal do campo. Novas pesquisas indicarão se o leve predomínio da avaliação negativa se consolida, se reduz ou se reverte à medida que o cenário político e econômico evolui.
Patosonline.com
Com informações da CNN Brasil
Eleições 2026 Presidente do PSDB, deputado Fábio Ramalho, e mais quatro prefeitos declaram apoio a Nabor
Eleições 2026 Bolsonaro sinaliza escolha de Flávio como candidato ao Planalto em 2026
Fim da greve! Professores da UEPB aceitam proposta e encerram greve após mais de dois meses de paralisação
Clima tenso Sessão da Câmara de Patos é marcada por embates após solidariedade de parlamentares a Josmá Oliveira, vereador cassado pelo TRE
CNH Congresso derruba vetos e teste toxicológico será obrigado para 1ª CNH
Cassação TRE-PB cassa mandato do vereador patoense Josmá Oliveira por fraude à cota de gênero no MDB e anula votos da legenda
CPMI do INSS Bancada governista impede CPMI de convocar Lulinha sobre mensalão de R$ 300 mil
Adutora do Pajeú Últimos ajustes: Teixeira vive expectativa histórica com avanço da segurança hídrica e testes do sistema de bombeamento da adutora do Pajeú
Decisão liminar AGU pede que STF recue em decisão para mudar impeachment de ministros Mín. 23° Máx. 36°