
O Campeonato Paraibano 2026 vai contar com reconhecimento facial em dois estádios. São os casos do Almeidão, em João Pessoa, e do Amigão, em Campina Grande. E o Jornal da Paraíba te explica como a tecnologia vai funcionar.
Em 14 de junho de 2023, a lei geral do esporte entrou em vigor. A norma afirma que estádios com capacidade acima de 20 mil pessoas devem contar com reconhecimento facial.
Essa lei em questão deu um prazo de dois anos para que a tecnologia pudesse ser implementada. Na Paraíba, em 2025, tanto o Estádio Almeidão, em João Pessoa, quanto o Amigão, em Campina Grande, tiveram a implementação da medida. Contudo, ainda de forma experimental.
Além disso, no dia 24 de novembro, foi decretada uma lei na Paraíba que determina que estádios ou estabelecimentos de espetáculos devem contar com o reconhecimento biométrico. A medida nasce de uma busca para detectar pessoas com restrição judicial ou administrativa.
Em entrevista, o coordenador do Núcleo do Desporto e da Defesa do Torcedor (Nudetor), José Leonardo Pinto, explicou como a implementação da tecnologia vai funcionar no Paraibano 2026.
"A Federação Paraibana de Futebol e os clubes estão de acordo com essa medida. Tanto que estão em vias de implementar esse sistema. No início do Campeonato Paraibano, no dia 17 de janeiro, devemos ter o reconhecimento facial como meio de acesso aos estádios. Obviamente que, nas primeiras rodadas, vai ficar um sistema híbrido, para a transição. Mas, a partir da 4ª rodada, o acesso vai ser exclusivo pelo sistema de reconhecimento facial e biométrico", explicou o coordenador do Núcleo do Desporto e da Defesa do Torcedor (Nudetor).
O campeonato estadual também deve contar com outras medidas de segurança na próxima edição. José Leonardo Pinto comentou quais são.
"Vai haver também uma central de monitoramento. Além das câmeras nas entradas dos estádios, vão ter câmeras no período externo dos estádios. A Polícia Militar e a Polícia Civil vão ficar atento para termos um espaço de jogo mais seguro, não só internamente, mas externamente também", disse José Leonardo Pinto.
O Campeonato Paraibano 2026 está marcado para começar no dia 17 de janeiro. No entanto, o jogo de abertura, assim como data, horário e local ainda vão ser definidos pela Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB).
Fonte: Jornal da Paraíba
Carioca Savarino anota golaço, Fluminense vence Bangu e enfrenta Vasco na semifinal do Carioca
Adeus! Serra Branca anuncia a saída do técnico Roberto Maschio
Paulistão Quartas de final do Paulistão: classificados, duelos, mandos e tudo sobre a próxima fase
Paulistão Corinthians vence o São Bernardo, se garante nas quartas do Paulistão e encara a Portuguesa
Paulistão Palmeiras elimina Guarani com empate e aguarda Capivariano nas quartas do Campeonato Paulista
Paulistão São Paulo vence a Ponte Preta e avança no Paulistão; Santos se classifica com goleada e volta de Neymar
Carioca Paquetá desencanta, Flamengo vence Botafogo com gol no fim e pega o Madureira na semi do Carioca
Carioca Vasco sofre 'apagão' no 1° tempo, flerta com 'zebra', mas elimina Volta Redonda nos pênaltis e vai à semifinal do Carioca
Paraibano 2026 Campinense vence o Serra Branca no Amigão e assume a liderança do Paraibano Mín. 23° Máx. 33°