
A Câmara Municipal de Patos foi reconhecida nacionalmente pela qualidade de suas práticas de transparência e governança pública ao conquistar, no Ciclo 2025, o Selo Prata do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), coordenado pela Atricon. O resultado foi divulgado por meio do portal Radar da Transparência, que apontou o Poder Legislativo patoense como o único órgão do município contemplado na edição deste ano. A Atricon deve fazer a entrega simbólica do selo antes do fim do recesso parlamentar, previsto para o próximo dia 18 deste mês.
PNTP
O PNTP é a principal iniciativa do país voltada à avaliação técnica e padronizada dos portais de transparência de Prefeituras, Câmaras Municipais, Estados e demais órgãos públicos. A ação é coordenada pela ATRICON – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, em parceria com os Tribunais de Contas estaduais, o Tribunal de Contas da União (TCU), os Ministérios Públicos de Contas e entidades especializadas em controle externo.
Ao comentar o resultado, a presidente da Câmara Municipal de Patos, Tide Eduardo, destacou que o reconhecimento consolida um trabalho contínuo realizado pela gestão.
“Para nós não foi nenhuma surpresa, até porque sempre primamos pela transparência total de nossa gestão, que também é bem avaliada pelos órgãos de controle, a exemplo do Tribunal de Contas da Paraíba. No entanto, é gratificante saber que esse esforço foi reconhecido por um programa tão importante quanto o PNTP”, afirmou.
Como funciona a avaliação
No Ciclo 2025, o PNTP utilizou um questionário eletrônico padronizado aplicado diretamente na plataforma da Atricon, analisando dezenas de critérios relacionados à transparência ativa dos órgãos públicos. Entre os itens avaliados estão:
- Publicação de receitas e despesas em tempo real;
- Licitações, contratos e aditivos;
- Folha de pagamento e estrutura administrativa;
- Planejamento orçamentário (PPA, LDO e LOA);
- Controle interno, ouvidoria e Serviço de Informação ao Cidadão (SIC);
- Dados institucionais, legislações e relatórios fiscais.
Após a verificação e validação das informações, os portais são pontuados e classificados nos níveis Diamante, Ouro, Prata, Intermediário ou Básico, de acordo com o atendimento às normas de transparência pública.
Avaliação técnica e independente
A execução da avaliação do Ciclo 2025 foi realizada de forma descentralizada pelos Tribunais de Contas de cada estado, sob coordenação da Atricon, garantindo uniformidade e fiscalização independente. O resultado funciona não apenas como um ranking, mas também como um importante instrumento de diagnóstico para o aprimoramento da gestão pública, indicando pontos fortes, fragilidades e oportunidades de melhoria.
Com o Selo Prata, a Câmara Municipal de Patos reforça seu compromisso com a transparência, o acesso à informação e o controle social, pilares essenciais para uma administração pública eficiente e alinhada às exigências legais e às expectativas da população.
Assessoria
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
VAGAS DE EMPREGO Patos lidera oferta de vagas do Sine-PB em fevereiro com 172 oportunidades de emprego
MAIS CARO Em Patos: Pesquisa aponta aumento de 4,50%, à vista, no gás de cozinha
JANEIRO BRANCO Hospital Regional de Patos promove ação do Janeiro Branco com foco na saúde mental
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
TeleNordeste Integração multiprofissional fortalece atendimentos do TeleNordeste em São José de Espinharas
Maternidade Maternidade de Patos-PB participa de encontro estadual de UTIs e fortalece qualificação na assistência intensiva
SINE PB Sine-PB oferta 392 vagas de emprego em oito municípios da Paraíba; Patos concentra mais de 100 oportunidades
Solidariedade Campanha solidária mobiliza ajuda para idosa de 87 anos em situação de risco no bairro Jatobá, em Patos, após desabamento de teto de residência em chuva
Mín. 22° Máx. 37°