
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciou, esta semana, uma operação conjunta com as polícias Civil, Militar e Científica para combater o furto de água em municípios e distritos do Sertão paraibano. As ações abrangem as cidades de Vieirópolis, Lastro e São Francisco e os distritos de Campo Alegre e São Pedro.
Só na terça-feira (10), foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, que resultaram na identificação de oito pontos de ligação clandestina e na apreensão de mais de três quilômetros de mangueiras e tubos de diâmetros diversos (20, 25, 32 e 50 milímetros). Ainda durante o primeiro dia de operação foram apreendidas três armas de fogo e um homem foi preso em flagrante.
De acordo com o gerente regional da Cagepa no Rio do Peixe, Basílio Vale, a Cagepa já mapeou mais de trinta pontos de desvio ao longo dos 60 quilômetros da adutora do Sistema Integrado de Capivara, que leva água da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Uiraúna até o município de São Francisco. Segundo ele, as ligações criminosas seriam responsáveis pela redução de até 60% do abastecimento de água tratada destinado às comunidades da região.
“Nós começamos a notar uma diminuição da água nas cidades mais longínquas. A partir disso, nossas equipes técnicas fizeram um mapeamento que foi apresentado à delegacia local. De acordo com nosso levantamento, a maior parte das ligações ilegais são de propriedades rurais que furtam água para abastecer pequenos açudes e irrigar plantações, desviando mais de 80 metros cúbicos de água por hora. Isso prejudica diretamente a população, pois é água tratada que deveria estar chegando às casas de centenas de famílias da região que dependem do recurso para suprir suas necessidades básicas”, explicou.

Furto de água é crime – O furto de água é considerado crime contra o patrimônio, conforme o artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. A Cagepa também aplica sanções administrativas, como a suspensão do fornecimento e multas de até R$ 10 mil.
Denúncias de irregularidades podem ser feitas de forma anônima através do número 115, WhatsApp (83) 98198-4495, ou pelos canais digitais da empresa, incluindo o site oficial e o aplicativo Cagepa.
Por Assessoria
Ato obsceno Estudante denuncia atos obscenos praticados por homem em via pública na Zona Sul de Patos
Ato heroico Policial militar lotado no 3º BPM de Patos salva criança de afogamento em lagoa no Rio Grande do Norte
Incêndio Incêndio atinge depósito de mercadinho e mobiliza Corpo de Bombeiros em Pombal
Balanço PRF na Paraíba recupera três veículos, prende foragido da Justiça e flagra condutor embriagado
Estelionato Polícia Civil cumpre mandado contra suspeito de estelionato digital com uso indevido de imagem de desembargador paraibano
Não resistiu Idoso de 73 anos morre no Hospital de Patos após atropelamento na PB-306, entre Matureia e Teixeira
Policiamento Polícia Militar mantém a segurança na primeira rodada do Campeonato Paraibano, em Patos
Policiamento 12º BPM segue reforçando e intensificando policiamento ostensivo e preventivo em toda a região de Catolé do Rocha, São Bento e Brejo do Cruz
Desmanche Polícia Militar desarticula esquema de desmanche e adulteração de motocicletas no Sertão da Paraíba Mín. 23° Máx. 33°