
A Câmara Municipal de Patos aprovou, nesta terça-feira, 16 de dezembro de 2025, o Projeto de Lei de autoria do vereador Jônatas Kaiky que denomina a unidade de ensino em construção como Escola Municipal do Ensino Fundamental Professora Maria do Carmo Lima da Silva.
A escola está localizada na Rua Horácio Nóbrega, em frente à Panificadora Vitória, no município de Patos, e passa a carregar oficialmente o nome de uma mulher cuja trajetória foi marcada pela educação, pelo serviço público e pelo compromisso social.
Maria do Carmo Lima da Silva, nascida em 24 de agosto de 1943, em Condado–PB, construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao ensino e à justiça social. Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPB e em Letras pela Fundação Francisco Mascarenhas, atuou como alfabetizadora do MOBRAL, professora das redes municipal e estadual, advogada e servidora pública, deixando um legado de compromisso, ética e competência.
Para o vereador Jônatas Kaiky, a denominação da escola representa mais que uma homenagem, é o reconhecimento de uma vida dedicada à educação e à transformação social.
“Dar o nome de Maria do Carmo a essa escola é eternizar seus valores de acolhimento, aprendizado e compromisso com o futuro das novas gerações”, destacou.
Ao receber seu nome, a escola passa a simbolizar não apenas uma homenagem a uma grande educadora, mas também a valorização de princípios como educação, cidadania e transformação social, perpetuando os valores que Maria do Carmo defendeu ao longo de sua vida.
Por Assessoria
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos
Câmara Federal Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de irmã da prefeita de Cajazeiras por suspeita de nepotismo Mín. 22° Máx. 37°