
A Prefeitura de Patos deu mais um passo importante rumo à modernização da cidade ao assinar, na manhã desta quinta-feira (18), a Ordem de Serviço para a prestação de serviço técnico especializado destinado à estruturação do projeto de concessão do sistema de iluminação pública do município, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Caixa Econômica Federal. O ato aconteceu no Centro de Cultura Amauri de Carvalho, e foi presidido pelo prefeito Nabor Wanderley.
Com a iniciativa, Patos se torna município pioneiro na Paraíba na formalização desse modelo de parceria para a iluminação pública, e um dos poucos do Brasil a aderir ao projeto de estruturação conduzido pela Caixa, sem nenhum custo financeiro para a Prefeitura.
De acordo com o superintendente executivo da Caixa em Campina Grande, Martoni Sobral, o contrato assinado marca o início da fase de estruturação da parceria público-privada. “O serviço que a Caixa vai prestar agora é a estruturação da PPP. Nós fazemos o levantamento completo dos pontos de iluminação pública e toda a modelagem jurídica, técnica e econômica do projeto. A experiência da Caixa, com mais de 105 projetos já estruturados, mostra que os municípios reduzem despesas e aumentam a eficiência do serviço”, destacou.
Martoni explicou ainda que, nas cidades onde o modelo já foi implantado, como Aracaju e Feira de Santana, houve melhoria significativa na iluminação urbana, com maior agilidade na substituição de lâmpadas, adoção de tecnologia LED e acompanhamento rigoroso de desempenho das empresas concessionárias. “Existe mensuração clara de resultados. Se a empresa não cumpre os prazos, ela sofre penalidades. Isso garante eficiência, qualidade do serviço e redução de custos para o município”, ressaltou.
O prefeito Nabor Wanderley enfatizou a importância da parceria e o caráter inovador da iniciativa. “A Caixa Econômica já é parceira do município em diversas ações e hoje assinamos a ordem de serviço para o início de um projeto de parceria público-privada que vai estruturar todo o parque de iluminação pública da nossa cidade. Patos passa a ser pioneira na Paraíba nesse modelo, com um projeto moderno, transparente e sem nenhum custo para a Prefeitura”, afirmou.
Segundo o gestor, todo o trabalho de elaboração, tramitação e custeio do projeto ficará sob responsabilidade da Caixa. Após a conclusão, o projeto será levado a leilão na Bolsa de Valores, onde vencerá a empresa que apresentar o melhor preço e as melhores condições para executar a concessão. “O objetivo é termos toda a cidade iluminada com tecnologia LED, um parque de iluminação moderno, eficiente e à altura do que Patos precisa, especialmente nos bairros”, completou.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com inovação, responsabilidade fiscal e melhoria da qualidade de vida da população, consolidando Patos como referência em soluções modernas de gestão pública na Paraíba.



Secom – Prefeitura de Patos
Avanços! Hospital São Francisco celebra 50 anos com nova fachada e avanços na alta complexidade médica
Falta de condições Diretor sindical dos Correios, em Patos, fala sobre a greve dos servidores e diz que a empresa tem trabalhado para desvalorizar o serviço prestado pelos trabalhadores
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
PAA Morador reclama de falta de organização em filas durante entrega de alimentos do PAA em Patos; Secretaria de Desenvolvimento Social se pronuncia
Falta de água Cagepa comunica interrupção no abastecimento em bairros da Zona Norte de Patos nesta quinta-feira (18)
Advocacia Noite da Advocacia celebra conquistas e fortalece a classe em Patos
Pedido de ajuda Família patoense faz novo apelo por ajuda para custear consulta especializada de garoto de 12 anos após apresentar múltiplos caroços no pescoço
Reclamação Moradora reclama de falta de água no setor Santa Clara/José Mariz, em Patos
Investimentos Gestão Nabor Wanderley amplia investimentos na educação com recursos próprios e parcerias estratégicas Mín. 23° Máx. 35°