Quinta, 18 de Dezembro de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Vera Cruz Topo
Banner Hmais Onco
Política Pouca chuva

Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA

AESA projeta chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026; fim da La Niña aumenta a imprevisibilidade.

18/12/2025 às 19h30
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Patos Online
Foto: Patos Online

A AESA projeta que, entre janeiro e março de 2026, as chuvas nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão tendam a ficar de normal a abaixo da média, com variações no tempo e no espaço. O enfraquecimento do fenômeno La Niña aumenta a imprevisibilidade do clima no país, o que reforça a necessidade de planejamento hídrico no semiárido.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

O cenário chega enquanto o Sertão paraibano atravessa um período prolongado de estiagem, com impactos na agropecuária, redução de volumes em açudes estratégicos e maior pressão sobre o abastecimento urbano.

Em Patos, conhecida como a “Capital do Sertão”, a crise hídrica levou a Cagepa a adotar racionamento desde novembro de 2025, após um dos reservatórios (Barragem da Farinha) que atende a cidade registrar menos de 2% do volume útil. Segundo comunicados oficiais e reportagens locais, o esquema prevê interrupção do abastecimento por dois dias na semana e rodízio por setores e bairros, com orientação para uso racional e armazenamento seguro de água.

Para as próximas 24 horas (quinta, 18 de dezembro), a AESA indica aumento de nebulosidade, tempo quente e abafado, com possibilidade de chuvas isoladas no Alto Sertão e Sertão, além de eventos fracos e isolados no Leste do estado. A combinação de calor, umidade e núcleos isolados de instabilidade pode provocar precipitações pontuais, mas sem reverter, por ora, o quadro de déficit hídrico no interior.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Resumo da projeção

  • Período: janeiro a março de 2026; em fevereiro, as chuvas tendem a ocorrer de forma irregular nas áreas semiáridas.
  • Regiões semiáridas (Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão): tendência de normal a abaixo da média.
  • Litoral, Brejo e Agreste: entre abril e julho de 2026, expectativa de índices pluviométricos próximos à média histórica.
  • Patos e Sertão: manutenção do uso racional, reforço ao rodízio/racionamento onde vigente e acompanhamento dos boletins da Cagepa e da AESA.

Patosonline.com 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 21h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 35°

Sex 34°C 23°C
Sáb 37°C 23°C
Dom 37°C 24°C
Seg 32°C 24°C
Ter 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras