Domingo, 28 de Dezembro de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Vera Cruz Topo
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Política Nova cirurgia

Médicos avaliam novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro

Equipe médica diz que nova intervenção pode ocorrer na segunda-feira (29); ex-presidente deve seguir sob observação

28/12/2025 às 05h00
Por: Felipe Vilar Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

A equipe médica que acompanha o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avalia a realização de um novo procedimento para conter a crise de soluços do ex-presidente.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

Neste sábado (27), Bolsonaro passou por uma intervenção chamada de bloqueio anestésico do nervo frênico no lado direito, localizado na região da coluna cervical e que se estende até o diafragma.

Agora, o ex-presidente deve seguir sob observação para que a mesma intervenção, porém no lado esquerdo, seja realizada na segunda-feira (29).

As informações foram compartilhadas durante coletiva de imprensa, realizada pelos médicos Brasil Caiado Ramos, Cláudio Birolini e Mateus Saldanha, na porta do hospital DF Star, em Brasília, onde o ex-mandatário segue internado desde a última quarta (24).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Ainda segundo os médicos, Bolsonaro já está no quarto, consciente e se alimentando.

Mais cedo, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro usou as redes sociais para compartilhar que o tratamento havia sido concluído.

"Seguimos em oração para que seja exitoso esse procedimento e para uma boa recuperação. [...] Gratidão a todos que intercederam e à incrível equipe médica", escreveu.

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz

A equipe médica informou ainda que não há como prever uma data para a alta hospitalar de Bolsonaro, mas que a expectativa é de que ocorra em até sete dias.

Contudo, a alta dependerá da evolução clínica e da capacidade de o ex-presidente retomar os cuidados básicos, como tomar banho e realizar o autocuidado.

Questionados sobre a possibilidade de ele seguir para a Superintendência da PF (Polícia Federal) após a internação, os médicos afirmaram que ainda é cedo para avaliar e que tudo dependerá da recuperação nos próximos dias.

Hérnia

Na manhã da última quinta-feira (25), dia de Natal, Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal bilateral, que segundo a equipe médica, ocorreu dentro do previsto e sem intercorrências. O procedimento, que não tem relação com a crise de soluços, começou por volta das 9h30 e durou cerca de quatro horas.

A cirurgia foi autorizada na última segunda-feira (23), pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Durante a coletiva, os médicos afirmaram que o pós-operatório segue sem intercorrências.

Os médicos optaram pelo procedimento convencional, com correção das hérnias e reforço da região com tela de polipropileno.

Em abril deste ano, Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia considerada bem mais invasiva. O objetivo era liberar aderências intestinais e reconstruir o abdome. O procedimento durou aproximadamente 12 horas e foi o mais longo desde o episódio da facada, em 2018.

Transferência para o hospital

O ex-presidente foi transferido da Superintendência da Polícia Federal de Brasília para o DF Star às 9h30 de quarta. Ele foi escoltado por agentes da PF e desembarcou na garagem da unidade, conforme determinou Alexandre de Moraes — que pediu um deslocamento discreto ao autorizar a realização da cirurgia.

Essa é a primeira vez que o Bolsonaro deixa a Superintendência da PF desde que foi preso, em 22 de novembro.

No hospital, o ex-presidente está internado em uma área isolada, sob supervisão integral da Polícia Federal. A vigilância é feita 24 horas por dia, com pelo menos dois agentes federais posicionados na porta do quarto e equipes reforçadas tanto dentro quanto fora da unidade hospitalar.

Por determinação de Moraes, no quarto, está proibida a entrada de: celulares, computadores e quaisquer dispositivos eletrônicos — com exceção de equipamentos médicos — para preservar a segurança e impedir comunicação não autorizada.

Fonte: CNN Brasil 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 06h01 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Seg 37°C 24°C
Ter 35°C 23°C
Qua 34°C 23°C
Qui 37°C 23°C
Sex 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras