
A Comissão de Combate à Violência contra a Mulher da OAB/PB – Subseção Patos manteve, ao longo de todo o ano de 2025, uma atuação contínua voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. As ações ganharam ainda mais visibilidade durante o Agosto Lilás, mas refletiram um trabalho permanente desenvolvido pela instituição em diversos municípios da região.
Durante o ano, a Comissão realizou atividades descentralizadas nas cidades de Desterro, Teixeira e São José de Espinharas, promovendo rodas de conversa com a população. Os encontros abordaram, de forma clara e acessível, os diferentes tipos de violência contra a mulher, proporcionando orientação jurídica, escuta ativa e diálogo direto com a comunidade, fortalecendo a rede de proteção feminina.
A OAB Patos também marcou presença em sessões das câmaras municipais alusivas ao Agosto Lilás nos municípios de Patos e Emas, contribuindo para o debate institucional e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à defesa dos direitos das mulheres. Em Patos, uma das ações de destaque foi a realização de aula de defesa pessoal, voltada à prevenção e ao fortalecimento da autonomia feminina, reforçando a importância do empoderamento como ferramenta de proteção.
Outras iniciativas incluíram a participação no chá da tarde realizado em Areias de Baraúnas, espaço de diálogo e conscientização sobre a violência contra a mulher, além de uma atuação constante nas redes sociais, com a produção de vídeos educativos abordando as violências física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. A Comissão também ressaltou a importância da participação dos homens nas atividades, entendendo que a mudança cultural necessária ao enfrentamento da violência deve envolver toda a sociedade.
Dando continuidade a esse trabalho permanente, a OAB Patos já projeta um fortalecimento ainda maior das ações em 2026. A proposta é intensificar as campanhas e ampliar a articulação institucional, envolvendo conselhos de classe como Medicina, Enfermagem, Psicologia e Assistência Social, além do Conselho da Mulher, e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil, com o objetivo de construir políticas públicas mais efetivas e acolhedoras.
Entre os projetos em fase de implantação está a realização de cursos de capacitação e conscientização para agressores. Ao final de 2025, a OAB Patos protocolou junto à Vara de Execução Penal e ao Ministério Público a disponibilidade para executar esses cursos, previstos como medida restritiva no Código Penal, mas que ainda não vinham sendo realizados na comarca. A Subseção disponibilizou sua sede e uma equipe interdisciplinar para a condução das atividades.
Uma reunião estratégica já está agendada para o dia 21 de janeiro, quando a OAB Patos e os demais conselhos irão discutir o direcionamento das políticas de combate à violência contra a mulher. Com isso, a instituição reforça que o enfrentamento à violência feminina não se limita a campanhas pontuais, mas integra um trabalho contínuo, que será intensificado em 2026, com foco na informação, no acolhimento e na construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas as mulheres.
Hemocentro Hemocentro da Paraíba registra estoque de sangue em nível crítico; confira datas e horários de atendimento no feriadão de Ano Novo em Patos-PB
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra 467 atendimentos e 37 cirurgias durante o período natalino
Melhor panificadora Panificadoras Vitória e São Vicente são eleitas as melhores de Patos em pesquisa do Instituto DataDucks
Baixa Umidade Patos está sob alerta do Inmet para baixa umidade do ar neste domingo (28)
SEGURANÇA Agentes da Guarda Civil de Patos passam por curso de qualificação e habilitação do uso de pistola não letal
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Olho d’Água celebra 64 anos com maior entrega da história da educação no município
Operação Policial Operação Parabellum cumpre 18 de 31 mandados no Sertão paraibano; DHE de Patos lidera maior ação de sua história
Ação parlamentar Entrega de ambulância e van com acessibilidade reforça a parceria institucional entre a Prefeitura de Patos e a deputada Francisca Motta
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Mín. 23° Máx. 36°