
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (8), a 36ª fase da Operação Discovery, com o objetivo de combater crimes relacionados ao armazenamento de imagens e vídeos envolvendo abuso sexual de crianças e adolescentes. A ação ocorreu no município de Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal da Paraíba, além da determinação judicial para a quebra do sigilo telemático do investigado. As medidas fazem parte de uma estratégia contínua da PF para reprimir, de forma qualificada, delitos que atentam contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, em consonância com os princípios constitucionais da proteção integral, previstos no ordenamento jurídico brasileiro e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A Polícia Federal ressalta que, embora a legislação ainda utilize o termo “pornografia” para tipificar essas condutas, a comunidade internacional tem adotado expressões como abuso sexual ou violência sexual contra crianças e adolescentes, por refletirem com maior precisão a gravidade e o impacto desses crimes sobre as vítimas.
Além das ações repressivas, a PF reforçou o alerta aos pais e responsáveis quanto à importância do acompanhamento e da orientação de crianças e adolescentes no ambiente virtual e também fora dele. Entre as recomendações estão o diálogo aberto sobre os riscos da internet, o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, bem como a atenção a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou excesso de sigilo no uso de dispositivos eletrônicos. A orientação é para que os jovens saibam como agir diante de contatos inadequados e busquem ajuda sempre que necessário.
O nome da operação, “Discovery” (descoberta, em inglês), faz referência ao trabalho contínuo da Polícia Federal na identificação e responsabilização de autores desse tipo de crime, que causam graves danos às vítimas e à sociedade.
Por Patos Online
Com informações da PF
Histórico Homem preso por profanação de sacrário em Bonito de Santa Fé tem 20 passagens pela polícia
Inusitado Homem é preso após tentar fugir nu durante ação policial contra tráfico no Agreste da Paraíba
Furto VÍDEO: Homem monitorado por tornozeleira é preso após invadir igreja e violar sacrário durante furto em Bonito de Santa Fé
Planejamento Reunião define esquema de segurança para amistoso entre Nacional e Esporte em Patos
Balanço PRF divulga balanço de 2025 na Paraíba com apreensões recordes de drogas e reforço na fiscalização das BRs
Operação BR-230 Polícia Civil encontra duas armas em fundo falso de veículo de empresário preso na Operação BR-230
Ousadia Polícia Civil prende quatro adultos e apreende sete adolescentes em São Bento após grupo invadir pátio de delegacia e furtar motos
Acidente Empresário patoense se recupera após sofrer acidente ao tentar desviar de animal na PB-337, próximo a Lagoa-PB
Ação rápida Motocicleta furtada é localizada e apreendida pela Polícia Militar em Patos poucas horas após o crime Mín. 22° Máx. 36°