
O governador João Azevêdo recebeu, na tarde desta quinta-feira (8), na Granja Santana, o embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, e apresentou as oportunidades de investimentos e de cooperação técnica da Paraíba nas áreas de educação, ciência e tecnologia, abastecimento de água e saneamento.
O encontro, que contou com a participação dos secretários de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Cláudio Furtado, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, e do assessor executivo da embaixada da Índia no Brasil, Gustavo Maluly, teve como foco o fortalecimento da parceria entre Índia e Brasil, tendo a Paraíba como estado estratégico diante dos avanços alcançados nos últimos anos.
O governador João Azevêdo ressaltou que a Paraíba está pronta e à disposição para construir parcerias de interesses conjuntos e colocou a sua equipe de Governo para fazer uma apresentação de suas potencialidades e de oportunidades de negócios para empresários Indianos que tenham interesse em investir no Brasil. “Nossa equipe de governo está à disposição da embaixada da Índia no Brasil para a troca de experiências e para receber novos investimentos”, destacou.
O chefe do Executivo estadual apresentou ao embaixador projetos como o Polo Turístico Cabo Branco, o Radiotelescópio Bingo e a Cidade da Astronomia, o Centro de Computação Quântica e o Polo Tecnológico Horizontes da Inovação. Ele destacou o bom momento econômico e financeiro do estado como polo de atração de novos investimentos.
O embaixador Dinesh Bhatia reconheceu as potencialidades econômicas, turísticas e de inovação do estado da Paraíba destacando que estão em sinergia em áreas como abastecimento e saneamento, energias renováveis e computação avançada tratadas como estratégicas para a Índia.
“A Índia e o Brasil são parceiros estratégicos no cenário internacional e vejo o estado da Paraíba e os seus gestores abertos para construirmos parcerias de interesses mútuos”, afirmou, convidando o governador João Azevêdo para conhecer a embaixada da Índia no Brasil, em Brasília.
Na área de educação, o governador e o embaixador conversaram sobre a viabilização de uma cooperação técnica para a formação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado na Índia por meio dos programas Conexão Mundo e Paraíba sem Fronteiras. O diplomata também destacou que o governo indiano estimula com bolsas os estudantes dos países do eixo Sul para 300 cursos de média e curta duração aplicados na língua inglesa e está bastante avançado em projetos de computação avançada.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, ressaltou o forte vínculo das universidades públicas paraibanas com professores indianos que atuam e atuaram em João Pessoa e Campina Grande e foram importantes para o desenvolvimento em áreas como engenharia elétrica, mecânica e tecnologia e que interessa ao estado da Paraíba aprofundar esse intercâmbio com a Índia, que é referência na área das novas tecnologias.
Por Secom-PB





Câmara de Patos Procurador jurídico esclarece o que classifica de legalidade no mandato de Tide Eduardo na presidência da Câmara de Patos
Sigilo Banco Central põe em sigilo comunicações com Moraes sobre caso Master
Demissão Em pedido de demissão, Lewandowski declara limitação política e de orçamento
Anistia Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado após veto de Lula
Veto! Após aprovação no Congresso, Lula veta integralmente o PL da Dosimetria em evento do 8/1
Polêmica Secretário de Segurança de João Pessoa revoga portaria e retira atribuições de fiscalização da Capitã Rebeca na Guarda Municipal Mín. 22° Máx. 36°