
Quatro cursos de medicina na Paraíba vão ser punidos após avaliação insuficiente no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que teve dados divulgados nesta segunda-feira (19). As quatro instituições com atuação no estado vão ter redução no número de vagas para ingresso, de acordo com o Inep. Veja abaixo a lista de instituições com notas insuficientes.
O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. Os cursos que obtiveram notas 1 e 2, em uma escala até 5, são consideradas insatisfatórias pelo Inep, e vão ser punidos com restrição no Fies e suspensão de vagas.
Na Paraíba, os quatro cursos e instituições que vão ter redução no número de ingressantes como punição receberam nota 2 do Enamed. Além disso, há também dois cursos com nota 3, considerada razoável, e também três com nota 4, que é considerado bom. Veja outra lista abaixo.
Antes da divulgação, uma entidade que representa universidades particulares ingressou na Justiça para barrar a divulgação dos resultados, mas perdeu. Mais de 100 cursos de Medicina do país foram mal avaliados. Ao todo, 351 cursos foram avaliados e 30% estão na faixa considerada insatisfatória, em todo o país.
Já os melhores resultados nacionalmente, nas faixas 4 e 5, ficaram concentrados, sobretudo, no setor público federal e estadual.
O g1 entrou em contato com todas as universidades citadas, para obter um posicionamento acerca da avaliação no Enamed. A Unifacisa disse que e entrou em contato com os "órgãos responsáveis" e "foi informada de que o Ministério da Educação está realizando uma revisão dos dados divulgados"
A universidade disse também que "mais de 70% dos estudantes atingiram a proficiência na prova, o que corresponde ao conceito 3" e que "a instituição tem convicção de que os dados serão devidamente retificados".
As outras universidades não responderam até a última atualização desta reportagem.
As instituições com conceito 1 ou 2 no exame estarão sujeitas à penalidades. Cursos com conceito 2 terão redução de vagas para ingresso. Já aqueles com conceito 1 terão suspensão total do ingresso de novos estudantes.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, as universidades vão ter um prazo para apresentar uma defesa e reforça que a proposta é garantir a qualidade do ensino, protegendo a população que, depois, é assistida por esses profissionais.
Fonte: g1 PB
Campanha Solidária Criança diagnosticada com leucemia precisa de ajuda para continuar tratamento em João Pessoa; família faz apelo solidário
SAÚDE PÚBLICA Paraíba interrompe aplicação de vacina contra dengue após orientação do Ministério da Saúde
Olho D’Água Olho D’Água passa a oferecer atendimento dermatológico e amplia serviços de saúde à população
SAÚDE Prefeito Suélio Félix agradece ao senador Veneziano Vital por nova van destinada à Saúde de Catingueira
SAÚDE Município de Santa Terezinha é contemplado com uma van para o transporte de pacientes
BALANÇO Hospital Regional de Patos realiza 24 cirurgias e atende 261 pessoas na urgência durante o fim de semana
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza 270 atendimentos e 22 cirurgias durante plantão do fim de semana
SAÚDE Hospital São Francisco participa da Hospitalar, maior feira de saúde da América Latina
ATENDIMENTO DE SAÚDE Moradores do Monte Castelo relatam dificuldades para conseguir atendimento na UBS Metódio de Araújo Leitão; Secretaria de Saúde emite nota Mín. 19° Máx. 35°