Uma criança de nove anos de idade natural da cidade de São José de Piranhas deu entrada no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) de Cajazeiras nesta terça-feira (18) com suspeita de meningite bacteriana, o tipo mais grave da doença, e na tarde desta quarta-feira (19) foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Infantil de Patos.
Ao Diário do Sertão a superintendente do HUJB, Mônica Paulino disse que a criança deu entrada no hospital com quadro clínico de febre, dor de cabeça, vômito, sonolência e desorientação, por causa da gravidade dos sintomas foram realizados exames para diagnosticar a doença.
Após a realização dos exames no HUJB, a equipe médica descartou que a criança estivesse com meningite meningocócica (causada pelo agente bacteriano Neisseria meningitidis, um tipo mais grave da doença) e em seguida a criança foi transferida para a UTI de Patos com o diagnóstico de meningite pneumocócica (causada pelo agente bacteriano Streptococcus pneumoniae, responsável por provocar doenças como meningite, pneumonia bacteriana e dor de ouvido).
A criança mora em São José de Piranhas, na região de Cajazeiras e está internada na UTI do Hospital Infantil da cidade de Patos. De acordo com a superintendente do HUJB, o quadro clínico é estável.
O que meningite?
De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave.
O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.
A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.
Primeira morte causada pela meningite
Uma criança de 8 anos de idade faleceu às 14h desta quarta-feira (19), no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras, vítima de meningite.
De acordo com informações repassadas ao Diário do Sertão pelo pai, a pequena Ana Caroline Pereira Dias foi internada no HUJB no dia 13 deste mês.
Já a superintendente do hospital, Mônica Paulino, confirmou ao Diário do Sertão que a criança deu entrada com meningite, que seu estado era grave e que ela já apresentava quadro de morte cerebral há alguns dias. Ana Caroline residia com os pais em Cachoeira dos Índios.

Diário do Sertão
ABASTECIMENTO Moradores de Salgadinho enfrentam semanas sem água e dependem de trator para abastecer casas
UTILIDADE PÚBLICA Homem de 56 anos, natural de Olho D’Água, procura familiares após chegar à rodoviária de São Mamede
150 cisternas Cacimbas recebe 150 cisternas da Funasa para ampliar segurança hídrica de famílias rurais
Calor Patos começa a enfrentar início da temporada de calor intenso e baixa umidade
PADRE FABRÍCIO Quixaba se prepara para noite de fé e louvor com Padre Fabrício durante Festa de São Francisco de Assis
TEMPO NO SERTÃO Patos e municípios do Sertão estão sob alerta de baixa umidade do Inmet
Garantia-Safra Prefeitura de Olho d’Água divulga calendário de atendimento do Garantia-Safra 2026/2027 para agricultores
SAMU MATURÉIA SAMU de Matureia capacita profissionais para uso de compressor torácico automático
OPORTUNIDADES Semana começa com 695 vagas de emprego na Paraíba; Patos concentra 308 oportunidades Mín. 22° Máx. 37°