
O ministro Alexandre de Moraes esteve na mansão do empresário Daniel Vorcaro, do Banco Master, em Brasília, ao menos duas vezes.
Foi na casa do banqueiro que o ministro conheceu o então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. O encontro ocorreu em um fim de semana do primeiro semestre de 2025. Vorcaro pediu que Paulo Henrique fosse até seu endereço, no Lago Sul, área nobre de Brasília, porque “o homem estava lá”.
Quatro pessoas presenciaram a cena relatada à coluna. Moraes estava acompanhado de um assessor.
Ao chegar, o então chefe do BRB foi apresentado a Moraes, que estava em um ambiente reservado da mansão.
Naquele momento, o Master buscava no BRB sua tábua de salvação para evitar fechar as portas. Durante o encontro, Moraes e Paulo Henrique trocaram impressões sobre o assunto. A cena foi narrada à coluna com detalhes por testemunhas.
A compra do Master pelo BRB chegou a ser anunciada, mas teve repercussão negativa no mercado e acabou barrada pelo Banco Central, diante da constatação de inconsistências nos ativos do Master e de suspeitas sobre as transações de vendas de carteiras feitas ao BRB.
Aquele fim de semana com Paulo Henrique não foi a única vez que Alexandre de Moraes esteve na casa de Vorcaro.
O ministro do STF acompanhou, na mansão do banqueiro, o resultado da eleição norte-americana que, em 6 de novembro de 2024, elegeu Donald Trump para o segundo mandato. Trump viria a ser o algoz de Moraes, com a Lei Magnitsky.
Na ocasião, segundo relatos feitos à coluna, Moraes estava na mesma área reservada do imóvel, fumando charutos e degustando vinhos caros e raros.
Vorcaro é conhecido por colecionar destilados e vinhos.
O espaço é descrito como uma espécie de bunker, localizado no subsolo, com acesso restrito, quatro poltronas e estrutura própria para o consumo de charutos.
O Metrópoles informou o ministro nesta segunda-feira, 26, sobre o teor desta reportagem e perguntou se Moraes desejava comentar. Ele não respondeu. Vorcaro e Paulo Henrique também foram procurados e disseram que não iriam comentar o assunto. O espaço segue aberto.
A presença do ministro mais poderoso da história do Supremo na mansão do banqueiro funcionava como um recado à classe política sobre o alcance da influência do empresário mineiro.
Segundo relatos obtidos pela coluna, quem circulava pela residência já sabia que o Banco Master havia contratado o escritório de advocacia da esposa do ministro.
O que não se conhecia, à época, era o valor do contrato, firmado em 16 de janeiro de 2024, no total de R$ 129 milhões — cifra que, segundo interlocutores, altera completamente a percepção de que a relação entre os dois se limitava a uma amizade.
Moraes não comenta suas relações com Daniel Vorcaro nem confirma se frequentava a casa do banqueiro. Em nota, já afirmou que nem ele nem o escritório de sua esposa atuaram para reverter a liquidação do banco por meio da compra pelo BRB.
O banqueiro também não se manifesta a respeito do tema. Em depoimento à Polícia Federal, Vorcaro foi questionado sobre quem frequentava sua residência em Brasília e citou apenas o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
Fonte: Andreza Matais - Metrópoles
CASO MASTER Em abril, Moraes disse “jamais ter viajado em nenhum avião de Vorcaro”
ELEIÇÕES 2026 Dinho mantém candidatura e aguarda decisão do TSE sobre recurso
CASO MASTER Imagens mostram Moraes em jatinho de Vorcaro após contrato de R$ 50 milhões
ELEIÇÕES 2026 Hugo Motta cita parceria com João, Nabor e Lucas e diz que grupo quer “seguir fazendo a boa política”
Eleições 2026 “Voto não tem preço, voto tem consequências”, afirma Padre Fabrício durante entrevista ao PodPatos
ELEIÇÕES 2026 TSE aceita ação de Flávio contra Lula por desfile no Carnaval de 2026
ELEIÇÕES 2026 Lula diz que celibato e falta de espaço para mulheres fazem Igreja Católica crescer menos que evangélicos; declaração repercute
ELEIÇÕES 2026 Veneziano Vital não participa de entrevista do Patos Online com candidatos ao Senado devido incompatibilidade de agenda
ELEIÇÕES 2026 Lula ajusta tom contra Flávio e amplia “bondades” na reta final do 1º turno Mín. 21° Máx. 36°