
A Câmara Municipal de Patos realizou, na noite desta terça-feira, dia 27, a Sessão Solene de recondução dos membros da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. O ato oficializou o retorno da vereadora Tide Eduardo (Republicanos) à Presidência do Poder Legislativo patoense, em cumprimento à decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
A Mesa Diretora é composta pela vereadora Tide Eduardo (Republicanos), presidente; Ítalo Gomes (Republicanos), 1º vice-presidente; Brenna Nóbrega (PSB), 2ª vice-presidente; Emano Araújo (REDE), 1º secretário; Marco César (PSB), 2º secretário; e Rafael Policial (União), 3º secretário. O colegiado foi eleito no dia 1º de janeiro de 2025, pela chapa intitulada “Unidos pelo Trabalho”.
A solenidade ocorre após o TJPB derrubar a decisão da juíza Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, da 4ª Vara Mista de Patos, que havia determinado o afastamento da presidente da Casa em decorrência de uma ação movida pelo vereador David Carneiro Maia (REDE). A ação questionava o que o parlamentar entendia como um quarto mandato consecutivo. Com a decisão do Tribunal, foi determinada a imediata recondução da vereadora Tide Eduardo ao cargo.
A Sessão Solene contou com grande presença de familiares dos parlamentares, servidores da Casa e representantes da imprensa, marcando um momento de reafirmação institucional e de normalidade dos trabalhos legislativos.
Após o evento, a presidente da Câmara concedeu entrevista à imprensa e reafirmou a legalidade de seu mandato. “A sensação é de que a justiça foi feita, pois em nenhum momento cometi qualquer delito. Quando concorri à reeleição, eu sabia que tinha esse direito respaldado na legislação”, declarou Tide Eduardo.
Para a presidente, o episódio está superado e o foco agora é a reorganização administrativa e legislativa da Casa. “Da minha parte não ficou nenhuma aresta. Sempre fui muito profissional e meu foco agora é o retorno pleno dos trabalhos”, destacou.
A vereadora também adiantou que o ano de 2026 será marcado por importantes desafios para o Poder Legislativo, especialmente no que diz respeito à modernização e à transparência. Segundo ela, uma das metas é tornar o acesso da população às informações da Câmara cem por cento digital.
“Durante esse recesso, aproveitei para me reunir com nossa equipe e planejar o calendário de trabalho. Já no início de fevereiro, vamos lançar ferramentas dotadas de Inteligência Artificial, como um contato via WhatsApp, para que a população tenha acesso imediato a informações sobre projetos em tramitação, leis ou qualquer outro tema, tudo em frações de segundos”, revelou.
Sobre o período eleitoral deste ano, a presidente avaliou que as eleições de 2026 não devem comprometer o bom andamento das atividades legislativas. “Não acredito nisso, até porque a maioria dos nossos vereadores não vai se envolver diretamente em campanhas de nível estadual”, concluiu.
Por Assessoria/Câmara Municipal
Caso Master Colunista do Metrópoles expõe encontro de Moraes com o presidente do BRB na mansão de Vorcaro, do Master
Convocação Câmara de Patos convoca sessão solene nesta terça-feira (27) para reempossar Mesa Diretora após decisão do TJPB
Gastos Câmara gasta R$ 100 milhões em reforma de imóveis para “poupar” R$ 5 milhões por ano
Situação crítica Hospitais da rede complementar do SUS em Campina Grande ameaçam suspender atendimentos por atraso em repasses: ‘Estamos no fundo do poço’
Diálogo Por telefone, Lula fala com Trump sobre Conselho da Paz, Venezuela e confirma ida a Washington
Assistência social Salgadinho participa do 5º Fórum dos Gestores da Assistência Social da Paraíba
Cultura Nabor assina convênio com Ministério para construção do CEU da Cultura
Assumido Senador Efraim Filho participa da Caminhada pela Liberdade, em Brasília, e assume posição de pré-candidato pelo campo da direita na Paraíba
Eleições 2026 Tarcísio diz que não renunciará em abril e vai apoiar Flávio em SP Mín. 23° Máx. 36°