
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está ampliando a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. A iniciativa garante mais oportunidades de acesso à escolarização para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos, agora com atendimento em quatro polos estratégicos, incluindo aulas nos turnos da manhã, tarde e noite.
Os polos da EJA em Patos estão localizados na EMEF Anatildes Ayres de Moura, no bairro Jatobá, com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite; no CIEP II Anézio Leão / Miguel Motta, na Vila Cavalcante, com aulas a noite; na antiga sede da Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Pedro Caetano, nº 41, no Centro, com aulas a tarde e noite; e na EMEF José Permínio Wanderley, no Distrito de Santa Gertrudes,com aulas noturnas.
A ação integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na EJA, assinado pelo município de Patos desde 2025. A política pública tem como objetivos superar o analfabetismo, elevar a escolaridade, ampliar a oferta de matrículas da EJA e expandir a EJA integrada à educação profissional.
Em Patos, essa integração já acontece por meio de parceria com a Secretaria Executiva de Juventude, com a oferta de cursos profissionalizantes, como barbeiro e idiomas, por exemplo, fortalecendo a formação cidadã e a inserção no mundo do trabalho.
Para realizar a matrícula, os interessados devem se dirigir ao polo onde deseja estudar e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar e cartão do SUS.
Após a matrícula, o estudante passa a contar com diversos benefícios, entre eles: fardamento completo, kit de material escolar, salas climatizadas, livros didáticos, laboratório de Ciências, laboratório de Informática e Robótica, aulas de Inglês e Espanhol, formação voltada ao mundo do trabalho, qualificação profissional integrada e transporte escolar com rotas regulares.
Secom - Prefeitura de Patos
Graduação Vestibular Unifip: 50% de desconto para a primeira graduação
Oferta especial Escola Técnica São Vicente de Paula promove ação no Centro de Patos com ofertas especiais de matrícula
EDUCAÇÃO São José de Espinharas registra avanço expressivo na alfabetização de crianças
Enem 2025 Estudantes da EECIT Lynaldo Cavalcanti se destacam na redação do Enem com 920 pontos
Bett UK Colégio Ágape marca presença na maior feira de educação e tecnologia do mundo, em Londres
Alfabetização Santa Terezinha atinge 86,1% de alunos alfabetizados no Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba
Enem 2025 Alunos da ECIT Pedro Terto da Cunha, em Cacimbas, se destacam nas redações do Enem e conquistam excelentes resultados
Conexão Mundo EECIT Lynaldo Cavalcanti se destaca no Programa Conexão Mundo com seis alunos classificados
Superação Paraibano natural de Conceição, com deficiência visual, egresso da UEPB de Patos, conclui doutorado em Ciência da Computação pela UNIFESP Mín. 22° Máx. 36°