
O Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, realizou nesta terça-feira (3) uma cirurgia de retossigmoidectomia por videolaparoscopia em um paciente idoso diagnosticado com câncer de cólon. O procedimento, com duração aproximada de cinco horas, foi conduzido pelo cirurgião oncológico Anderson Neves, com o auxílio do também cirurgião oncológico Wostenildo Crispim.
O paciente está sendo acompanhado pela equipe multidisciplinar do Hospital do Bem, unidade oncológica do Sertão, e foi inserido no serviço por meio das diretrizes do Programa Paraíba Contra o Câncer.
De acordo com o médico Anderson Neves, a cirurgia é o principal tratamento com potencial curativo para os cânceres de cólon, sendo essencial para a retirada completa do segmento intestinal acometido pela doença. Neste caso, a equipe optou pela técnica de videolaparoscopia, considerada moderna e minimamente invasiva.
Entre os benefícios do método estão maior segurança durante o procedimento, menor trauma cirúrgico, recuperação mais rápida, redução da dor no pós-operatório, menor tempo de internação hospitalar e diminuição do risco de complicações, como infecções de ferida operatória. Após a cirurgia, o paciente foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanecerá em observação contínua por, pelo menos, 24 horas.
Para o responsável técnico da UNACON Hospital do Bem, Dr. Wostenildo Crispim, a realização do procedimento evidencia o avanço da assistência oncológica na região. “A realização dessa cirurgia reafirma o compromisso do Hospital de Patos com a qualidade da assistência, a incorporação de técnicas cirúrgicas avançadas e o cuidado humanizado, consolidando a unidade como referência em procedimentos de média e alta complexidade no Sertão paraibano”, destacou.
Ver essa foto no Instagram
Por Patos Online
Com informações da Assessoria











Síndrome Paraíba tem 80% dos leitos de UTI ocupados por pacientes com síndromes respiratórias, diz secretário de Saúde
AVANÇOS Patos ganha destaque e Paraíba se consolida como referência no Nordeste em transplantes, com mais de 2,3 mil procedimentos realizados
santa Gertrudes Moradora aponta limitações no atendimento médico em unidade de Santa Gertrudes
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra 270 atendimentos e alta demanda no fim de semana
SAÚDE E EDUCAÇÃO Clínica Escola de Nutrição do Unifip oferece atendimento de qualidade com valores acessíveis
Vacinação Influenza Mais de 3 mil doses: Dia D de vacinação contra Influenza é sucesso em Patos e reforça importância da prevenção
CAPACITAÇÃO Secretaria de Saúde de Catingueira inicia capacitação sobre sistema e-SUS PEC
SAÚDE Família denuncia possível negligência em atendimento médico e bebê é transferida em estado gravíssimo em Campina Grande - PB
Transplante Central de Transplantes registra 6ª doação de múltiplos órgãos de 2026 Mín. 22° Máx. 33°