
O Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, realizou nesta terça-feira (3) uma cirurgia de retossigmoidectomia por videolaparoscopia em um paciente idoso diagnosticado com câncer de cólon. O procedimento, com duração aproximada de cinco horas, foi conduzido pelo cirurgião oncológico Anderson Neves, com o auxílio do também cirurgião oncológico Wostenildo Crispim.
O paciente está sendo acompanhado pela equipe multidisciplinar do Hospital do Bem, unidade oncológica do Sertão, e foi inserido no serviço por meio das diretrizes do Programa Paraíba Contra o Câncer.
De acordo com o médico Anderson Neves, a cirurgia é o principal tratamento com potencial curativo para os cânceres de cólon, sendo essencial para a retirada completa do segmento intestinal acometido pela doença. Neste caso, a equipe optou pela técnica de videolaparoscopia, considerada moderna e minimamente invasiva.
Entre os benefícios do método estão maior segurança durante o procedimento, menor trauma cirúrgico, recuperação mais rápida, redução da dor no pós-operatório, menor tempo de internação hospitalar e diminuição do risco de complicações, como infecções de ferida operatória. Após a cirurgia, o paciente foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanecerá em observação contínua por, pelo menos, 24 horas.
Para o responsável técnico da UNACON Hospital do Bem, Dr. Wostenildo Crispim, a realização do procedimento evidencia o avanço da assistência oncológica na região. “A realização dessa cirurgia reafirma o compromisso do Hospital de Patos com a qualidade da assistência, a incorporação de técnicas cirúrgicas avançadas e o cuidado humanizado, consolidando a unidade como referência em procedimentos de média e alta complexidade no Sertão paraibano”, destacou.
Ver essa foto no Instagram
Por Patos Online
Com informações da Assessoria











DOAÇÂO DE SANGUE Hemonúcleo de Patos funcionará até quinta-feira (29) e retomará atendimento em 3 de novembro; unidade reforça necessidade de doações
BALANÇO HOSPITALAR Complexo de Patos atende 280 pessoas na Urgência e Emergência e realiza 31 cirurgias no plantão do fim de semana
DICAS O perigo oculto de seguir dicas de internet para tratamentos hormonais
NOVA AMBULÂNCIA Cacimba de Areia é contemplada com uma nova ambulância USB
CONCURSO PÚBLICO Convocação de aprovados da PB Saúde para o Sertão depende da abertura de novos hospitais, explica superintendente
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS Paraíba registra nova doação de órgãos e segundo transplante 100% SUS em menos de dez dias
SAÚDE Lucas Ribeiro visita Centro de Hemodiálise de Pombal e participa de entrega de veículos para Saúde no Sertão
BALANÇO HOSPITALAR Hospital de Patos atende 285 pessoas e realiza 31 cirurgias durante plantão do fim de semana
DOENÇA RARA Consulta pública avalia inclusão de medicamento de alto custo para pacientes com ataxia de Friedreich no SUS; prazo vai até 20 de outubro Mín. 24° Máx. 37°