
O Vasco venceu o primeiro clássico em 2026. Neste domingo (8), em São Januário, o Cruzmaltino recebeu o Botafogo pela última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca e levou a melhor por 2 a 0.
Os gols saíram dos pés de Brenner, que desencantou com a camisa cruzmaltina, e Philippe Coutinho, que fechou o placar de pênalti. A forte chuva em São Januário foi um obstáculo para as duas equipes, e inclusive atrasou o início do clássico.
As duas equipes entraram em campo já classificadas às quartas de final do Carioca, restando somente a definição do adversário do Cruzmaltino, que com a vitória "fugiu" de um clássico contra o Fluminense logo de cara no mata-mata.
A derrota também fez o Flu terminar a primeira fase do Carioca com o título simbólico da Taça Guanabara.
Além da primeira vitória em clássicos na temporada, o Vasco ainda deu fim a uma sequência de três jogos sem vitória no ano. Enquanto isso, o Glorioso perdeu a terceira seguida.
A chuva forte em São Januário não só prejudicou o início do clássico, como também o futebol praticado em campo. Por conta das poças d'água formadas no gramado, os jogadores dos dois times tiveram dificuldades com bola rolando.
Ainda assim, o Vasco foi superior nos 45 minutos iniciais e foi quem mais levou perigo. A melhor chance foi após cobrança de falta de Coutinho, já nos acréscimos, que forçou boa defesa de Léo Linck, e no rebote Lucas Piton acabou travado por Bastos.
O primeiro tempo ainda teve a precoce expulsão de Marquinhos, volante do Botafogo, que levou dois cartões amarelos, o segundo por um carrinho em Cauan Barros, e foi mais cedo para o chuveiro.
E foi na volta do intervalo que o placar enfim foi inaugurado. Logo aos 3 minutos, Coutinho cruzou pela esquerda, a zaga do Botafogo afastou mal, e a bola sobrou nos pés de Brenner, que "fuzilou" para o fundo das redes para fazer o seu primeiro gol com o manto cruzmaltino.
Também foi o camisa 20 que sofreu o pênalti que deu números finais ao clássico, após Coutinho deslocar Léo Linck na cobrança e fazer 2 a 0 em São Januário.
O Glorioso ainda teve o volante Allan expulso, no banco de reservas, e perdeu mais um nome para o clássico contra o Flamengo nas quartas do Estadual.
Com o resultado do clássico deste domingo, o Vasco terá pela frente o Volta Redonda, em data e horário ainda a definir. O Botafogo, por sua vez, entrou em campo já sabendo que encara o Flamengo nas quartas, no próximo domingo (15), no Nilton Santos.
Bahia (C): 11/02, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Volta Redonda (C): a definir - Campeonato Carioca
Santos (F): 26/02, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Fluminense (F): 12/02, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Flamengo (C): 15/02, a definir - Campeonato Carioca
Nacional Potosí (F): 18/02, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
Fonte: ESPN
Paulistão Memphis perde pênalti, e Palmeiras vence o Corinthians para se classificar no Paulistão
Iluminado Jovem atacante de Emas decide com gol, e Camboriú elimina o Avaí na Ressacada para avançar à semifinal do Catarinense
Carioca Fluminense vence o Maricá com gol de Serna em 'preparação' para mata-mata do Carioca
Paraibano 2026 Éverton Heleno decide, provoca o Treze e Campinense vence o Clássico dos Maiorais
Paulistão Rony marca, Santos vence, se afasta de risco de queda no Paulistão e lutará por vaga no mata-mata na última rodada
Paraibano 2026 Esporte de Patos vence o Confiança fora de casa e respira na luta contra o rebaixamento Mín. 22° Máx. 33°