
A Polícia Militar da Paraíba, sob coordenação do Comando de Policiamento Regional II (CPR II) e por meio do 3º Batalhão (3º BPM), realizou o policiamento ostensivo durante o Sol Folia, evento que marcou a prévia do Carnaval no Sertão paraibano, ocorrido nos dias 7 e 8 de fevereiro, na Alça Sudeste, em Patos.
A atuação policial se deu de forma integrada, com equipes a pé e motorizadas estrategicamente distribuídas em toda a área do evento, incluindo acessos, rotas de circulação e pontos de maior concentração de público. O esquema de segurança também contou com o apoio de unidades especializadas, emprego de drones do Grupo de Operações Aéreas (GOA) e monitoramento em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), reforçando as ações previstas na Operação Carnaval 2026.
De acordo com o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Esaú, a avaliação da primeira edição do Sol Folia foi bastante positiva. Segundo ele, não houve registros de ocorrências graves, como roubos, furtos de celulares ou fatos que comprometessem a segurança dos foliões.
“Mesmo sendo a primeira edição, foi um evento muito bem planejado e organizado, que reuniu uma grande multidão. A Polícia Militar e as demais forças de segurança atuaram de forma integrada e, para nossa satisfação, não tivemos ocorrências relevantes que impactassem a segurança”, destacou o comandante.
Ainda conforme o TC Esaú, foram registradas apenas ocorrências pontuais, consideradas corriqueiras, entre elas a condução de um indivíduo monitorado por tornozeleira eletrônica que descumpria medidas judiciais e se envolveu em agressão, além de outros dois recolhimentos, situações que evidenciaram a eficiência do monitoramento e da atuação conjunta das forças de segurança.
O comando do 3º BPM ressaltou que a presença ostensiva da Polícia Militar foi decisiva para a preservação da ordem pública e para garantir um ambiente seguro, compatível com a dimensão do evento. A corporação também agradeceu o apoio do CPR II, das tropas especializadas e da imprensa local, reforçando o compromisso institucional com a segurança da população.
Ouça mais detalhes abaixo:
Por Patos Online
Plantio de maconha Operação conjunta erradica cerca de 72 mil pés de maconha e prende suspeito na Paraíba
Tráfico de drogas Polícia Militar cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas na zona rural de Belém do Brejo do Cruz
Mandado de Prisão Justiça do RS decreta prisão preventiva de acusado de feminicídio da patoense Yanka Soares, na Serra Gaúcha
Tentativa de fuga Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo após tentativa de fuga em São Bento
Homicídio Adolescente de 17 anos é morto a facadas em Brejo do Cruz na manhã deste domingo (8); suspeito é preso em flagrante em ação rápida da PM
Tráfico de drogas Polícia Militar apreende drogas, dinheiro e balança de precisão em Catolé do Rocha Mín. 22° Máx. 33°