Terça, 10 de Fevereiro de 2026
UNIFIP
Banner Nissa Niscar PB
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dr Romulo
Saúde Doação de Órgãos

Central de Transplantes registra a 4ª doação de órgãos de 2026 e beneficia quatro pacientes

A doação foi possível graças à autorização da família de um paciente, de 56 anos, que teve morte encefálica confirmada em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). O procedimento foi realizado no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa.

10/02/2026 às 10h50
Por: Felipe Vilar Fonte: Secom-PB
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Central Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, registrou, na tarde desse domingo (8), a quarta doação de órgãos de 2026 beneficiando diretamente, quatro pessoas. A doação foi possível graças à autorização da família de um paciente, de 56 anos, que teve morte encefálica confirmada em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). O procedimento foi realizado no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Os dois rins do doador foram captados e já destinados a pacientes que aguardavam na fila de transplantes. O rim direito foi aceito pela Central Estadual de Transplantes da Bahia e transplantado em um paciente do sexo masculino, de 61 anos. Já o rim esquerdo foi encaminhado para a Central Estadual de Transplantes do Rio Grande do Norte, beneficiando uma paciente do sexo feminino, de 67 anos.

As córneas também foram captadas e encaminhadas para o Banco de Olhos, onde passarão por avaliação para possível transplante, podendo devolver a visão e a qualidade de vida a outros pacientes.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, enfatiza a importância da sensibilidade da população a respeito do tema para que mais vidas sejam salvas.

“Nós sempre reforçamos que a doação de órgãos só é possível com a autorização da família, e por isso a importância do diálogo sobre o tema é tão relevante. Informar o desejo de ser doador é um ato simples, mas que pode salvar muitas vidas. Cada gesto de autorização familiar transforma dor em solidariedade, esse é um gesto que torna possível salvar e melhorar a vida de outras pessoas”, destacou.

Para ser doador não é necessário deixar a informação por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar à família o desejo da doação. A doação de órgãos só se efetiva após autorização familiar, conforme a Lei Federal 10.211 de 23 de março de 2001.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Por Secom - PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 12h01 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Qua 36°C 22°C
Qui 34°C 24°C
Sex 32°C 23°C
Sáb 34°C 23°C
Dom 34°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras