
A Central Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, registrou, na tarde desse domingo (8), a quarta doação de órgãos de 2026 beneficiando diretamente, quatro pessoas. A doação foi possível graças à autorização da família de um paciente, de 56 anos, que teve morte encefálica confirmada em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). O procedimento foi realizado no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa.
Os dois rins do doador foram captados e já destinados a pacientes que aguardavam na fila de transplantes. O rim direito foi aceito pela Central Estadual de Transplantes da Bahia e transplantado em um paciente do sexo masculino, de 61 anos. Já o rim esquerdo foi encaminhado para a Central Estadual de Transplantes do Rio Grande do Norte, beneficiando uma paciente do sexo feminino, de 67 anos.
As córneas também foram captadas e encaminhadas para o Banco de Olhos, onde passarão por avaliação para possível transplante, podendo devolver a visão e a qualidade de vida a outros pacientes.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, enfatiza a importância da sensibilidade da população a respeito do tema para que mais vidas sejam salvas.
“Nós sempre reforçamos que a doação de órgãos só é possível com a autorização da família, e por isso a importância do diálogo sobre o tema é tão relevante. Informar o desejo de ser doador é um ato simples, mas que pode salvar muitas vidas. Cada gesto de autorização familiar transforma dor em solidariedade, esse é um gesto que torna possível salvar e melhorar a vida de outras pessoas”, destacou.
Para ser doador não é necessário deixar a informação por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar à família o desejo da doação. A doação de órgãos só se efetiva após autorização familiar, conforme a Lei Federal 10.211 de 23 de março de 2001.
Por Secom - PB
Saúde no Trabalho Prefeitura de Santa Terezinha entrega fardamentos, materiais de trabalho para ACSs, ACEs e servidores da Secretaria de Saúde
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra mais de 270 atendimentos durante plantão do fim de semana
Emocionante Bebê prematuro recebe festa de despedida e homenagens após alta do Hospital Edson Ramalho
Pré Natal Programa Fidelidade ao Pré-Natal fortalece cuidado com gestantes em Cacimbas-PB
Insulina Paraíba participa de capacitação nacional para substituição da insulina NPH por versão mais moderna
Caminhada CMDMDH inicia mobilização para Caminhada das Mulheres em Patos
Novo cargo Médico do Vale do Piancó é indicado para direção técnica do Hospital General Edson Ramalho, em João Pessoa
Avanços Hospital de Patos realiza cirurgia oncológica por videolaparoscopia em paciente com câncer de cólon
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José Mín. 22° Máx. 35°