
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, nesta terça-feira (10), os embargos apresentados pela defesa do ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSB), em processo no qual ele foi condenado a 1 ano e 4 meses de detenção, em regime aberto, por agressão contra a ex-namorada e advogada Myriam Gadelha, em 2018.
No julgamento do recurso, a relatora do caso, ministra Marluce Caldas, entendeu que os argumentos apresentados pela defesa tinham como objetivo rediscutir o mérito da decisão, o que não é permitido na via dos embargos, votando pela rejeição. O posicionamento foi acompanhado pelos demais ministros da Turma.
Com a manutenção da condenação por um órgão colegiado, Fábio Tyrone permanece inelegível, conforme prevê a Lei da Ficha Limpa, que impede candidaturas de políticos condenados por tribunais. Apesar disso, o ex-prefeito ainda pode recorrer da decisão.
Ao Blog de João Paulo Medeiros, do Jornal da Paraíba, Fábio Tyrone afirmou que continua pré-candidato a deputado federal e que a defesa ainda dispõe de meios jurídicos para tentar reverter a situação.
“A gente acredita que iremos reduzir a pena aplicada e esse é um caso que subirá para o STF. Portanto, permaneceremos na disputa, até porque não há decisão transitada em julgado ainda”, declarou.
Em maio de 2024, Fábio Tyrone foi condenado por agressão à ex-namorada, em um caso ocorrido em dezembro de 2018, em João Pessoa. A sentença foi proferida pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que fixou a pena em 1 ano, 4 meses e 7 dias de detenção, além do pagamento de indenização de R$ 15 mil à vítima.
Após a condenação, o PSB Mulher solicitou à Executiva Nacional do partido a expulsão de Tyrone, medida que não foi adotada. Nos autos do processo, a defesa alegou legítima defesa e pediu o reconhecimento de excludente de ilicitude, o que foi rejeitado pela Justiça.
Fábio Tyrone foi prefeito de Sousa por três mandatos, encerrando sua gestão em 2024.
Por Patos Online
Com informações de João Paulo Medeiros/Jornal da Paraíba
Ação rejeitada TRE-PB rejeita ação e mantém mandato do prefeito de Conceição, Samuel Lacerda
Eleições 2026 Nabor aponta Adriano Galdino como nome forte para possível vice de Lucas Ribeiro em 2026
Cassação Justiça Eleitoral cassa chapa do Podemos em Matureia por fraude à cota de gênero
Convocação Secretário anuncia nova convocação de aprovados em concurso público da PB Saúde
Transparência MPPB recomenda suspensão de emendas parlamentares em quatro municípios paraibanos por falta de transparência
Escala de trabalho Hugo Motta envia proposta de fim de escala 6x1 para a CCJ
Tornozeleira Projeto de lei propõe cobrança de presos monitorados por gastos com tornozeleira eletrônica
Convocação extra Prefeito convoca Câmara Municipal de Patos para sessões extraordinárias durante o recesso parlamentar
Eleições 2026 Ex-vice de Pedro, Domiciano Cabral, e ex-prefeita de Bayeux, Sara Cabral, oficializam apoio à chapa governista com Lucas, João e Nabor para as eleições de 2026 Mín. 22° Máx. 35°