Sexta, 03 de Abril de 2026
Banner Brazaturo Patos
Cidade do Sol
Banner Nissa Niscar PB
Banner Dr Paulo Arnon
UNIFIP
Banner CCAA
Banner Dr Romulo
Educação No Unicamp

Estudantes do IFPB de Cajazeiras e João Pessoa participam da maior formação em programação competitiva da América Latina

Alunos dos campi de João Pessoa e Cajazeiras representaram a Paraíba na Brazilian ICPC Summer School 2026, na Unicamp

17/02/2026 às 09h00 Atualizada em 17/02/2026 às 18h23
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Três estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participaram da Brazilian ICPC Summer School 2026, considerada a maior formação em programação competitiva da América Latina. O evento foi realizado entre os dias 19 e 31 de janeiro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Representaram a Paraíba os estudantes Gabriel Andrade, do curso de Engenharia Elétrica do campus de João Pessoa; e Victor Rolim e João Pedro, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do campus de Cajazeiras.

Durante a imersão, o trio participou de aulas com especialistas renomados, desafios diários e atividades em equipe, em uma rotina intensa voltada ao aprimoramento em Tecnologia da Informação. A Summer School funciona como um ambiente de treinamento avançado, com simulações e resolução de problemas complexos, preparando os participantes para competições e desafios acadêmicos de alto nível.

“A dedicação foi fundamental para chegarmos até aqui, e esperamos alcançar lugares ainda mais altos em breve”, destacou Gabriel Andrade.

Continua após a publicidade
Banner Dr Paulo Arnon

A participação dos estudantes foi resultado do desempenho na Final da XXX Maratona de Programação da SBC, realizada em 2025, quando o IFPB conquistou o 1º lugar entre todos os Institutos Federais do país. O resultado garantiu o convite para a Summer School, reforçando o reconhecimento do trabalho desenvolvido na instituição.

Para João Pedro, a experiência vai além do conhecimento técnico. “O principal aprendizado foi entender que colaboração, determinação e mindset de crescimento contínuo fazem toda a diferença”, afirmou.

Victor Rolim também ressaltou a importância do espírito competitivo. “Gostar da competição é mais importante do que ter talento. Quando você se dedica ao que faz, é mais fácil continuar tentando, errar, aprender e evoluir. No fim das contas, é essa constância que permite resolver os problemas mais difíceis”, destacou.

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB

Por Patos Online
Com informações do Portal Diário 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Sáb 33°C 21°C
Dom 35°C 22°C
Seg 35°C 22°C
Ter 34°C 21°C
Qua 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras