
A escola de samba Unidos do Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval carioca de 2026, após apuração realizada na tarde desta quarta-feira (18/2). A agremiação trouxe Moacyr da Silva Pinto, o icônico Mestre Ciça, como samba-enredo deste ano.
Mestre Ciça é um importante mestre de bateria do Rio de Janeiro que já passou por uma série de escolas de samba. Seu auge, no entanto, foi na Viradouro.
Ele esteve à frente da Estácio de Sá de 1988 a 1997 e seguiu para a Unidos da Tijuca em 1998. De 1999 a 2009, esteve na Viradouro. Ele chegou a deixar a agremiação, mas retornou em 2019. Pela escola de samba, conquistou os campeonatos de 2020 e 2024.
Ao todo, foram considerados nove critérios. E cada uma das categorias pode ser dividida em até três subcritérios, que correspondem a até 4 pontos da nota final.
Foram 54 jurados responsáveis por avaliar as 12 escolas que desfilaram ao longo de três dias na Marquês de Sapucaí. Os desfiles começaram no domingo (15/2) e seguiram até terça-feira (17/2).
No domingo, desfilaram as escolas Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira. Já na segunda-feira foi a vez da Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro e Unidos da Tijuca passarem pelo sambódromo.
Por fim, na terça-feira, foi a vez de Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Acadêmicos do Salgueiro.
As escolas campeãs retornam à Sapucaí no sábado (21/2) para o desfile das campeãs.
Fonte: Metrópoles
Carnaval 2026 TCU cobra da Casa Civil dados sobre dinheiro para estrutura mobilizada para Lula e Janja na Sapucaí
CPMI do INSS STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou CPMI do INSS
Misoginia Senado aprova projeto que equipara misoginia ao crime de racismo
Nova lei Lula sanciona lei que permite venda de medicamentos em farmácias em supermercados
Caso Master CPIs não conseguem localizar ex de Vorcaro convocada para depor
Falha no avião Avião com André Mendonça tem decolagem abortada após falha mecânica
DELAÇÃO Daniel Vorcaro é transferido para a Polícia Federal, em Brasília, em meio a tratativas de delação, diz coluna do Metrópoles.
CORRUPÇÃO Coluna afirma que Banco Master pagou R$ 11 milhões a empresa ligada à nora de Jaques Wagner (PT)
Taxa de juros Copom reduz Selic para 14,75% ao ano após quase dois anos sem cortes Mín. 22° Máx. 33°