
Um relatório divulgado na última quinta-feira (26) por um grupo do Congresso dos Estados Unidos dedicado ao monitoramento da China menciona o Brasil como possível sede de instalações com potencial uso estratégico chinês e cita, entre os casos, o Radiotelescópio Bingo, em construção na Serra do Urubu, no Sertão da Paraíba.
O documento aponta que o Laboratório Conjunto China-Brasil de Tecnologia em Radioastronomia, instalado na região, poderia integrar uma suposta rede de interesse estratégico chinês no exterior. Segundo o texto, o centro estaria “profundamente integrado” ao sistema de defesa da China, levantando a hipótese de eventual uso dual — civil e militar.
O laboratório é fruto de parceria firmada em 2025 entre instituições chinesas e universidades brasileiras, como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O acordo envolve o Instituto de Pesquisa em Comunicações da Rede de Ciência e Tecnologia Elétrica da China.
No relatório, os norte-americanos destacam que o laboratório tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologia avançada para apoiar observações astronômicas e exploração do espaço profundo, além de promover cooperação científica internacional e transformar inovação científica em aplicações tecnológicas mais amplas.
O Radiotelescópio BINGO é um projeto voltado ao estudo da cosmologia e da astrofísica, com foco na investigação de sinais remanescentes da formação do universo logo após o Big Bang. A iniciativa é liderada pela Universidade de São Paulo (USP) e conta com apoio da UFCG, do INPE, da FAPESQ-PB e da FINEP, além de colaboração internacional envolvendo China, Reino Unido, França, África do Sul, Suíça e Alemanha.
A escolha da região de Aguiar, no Sertão paraibano, se deve à baixa interferência de sinais de rádio, condição considerada ideal para a captação de ondas cósmicas. O Governo da Paraíba também executa a pavimentação do acesso à Serra do Urubu, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento regional e fomentar o chamado turismo científico.
Após a repercussão do relatório, o Governo da Paraíba informou, nesta segunda-feira (2), que aguarda um posicionamento oficial do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).
Ao Portal MaisPB, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, afirmou que o tema envolve acordos multilaterais firmados pelo Brasil, o que exige manifestação do governo federal antes de qualquer posicionamento mais detalhado.
Até o momento, o Itamaraty não divulgou nota oficial sobre o conteúdo do relatório.
Além da Paraíba, o relatório menciona uma instalação em Salvador, na Bahia, ligada à empresa brasileira Ayla Space, que mantém parceria com a companhia chinesa Beijing Tianlian Space Technology Co. Ltd. No documento, a estrutura é chamada de “Tucano Ground Station” e teria como objetivo a análise de dados de satélites de observação da Terra.
O Brasil é citado ao menos quinze vezes no relatório norte-americano, que analisa a presença tecnológica e científica chinesa em países da América Latina.
O caso reacende o debate sobre cooperação internacional em ciência e tecnologia e seus possíveis desdobramentos geopolíticos, enquanto autoridades brasileiras aguardam esclarecimentos formais por parte do governo federal.
Por Patos Online
Com informações do ClickPB e MaisPB
São João de Patos Vereadora Nega Fofa pede ampliação do São João de Patos para 10 noites e mais espaço para artistas locais
LEGISLATIVO Câmara de Cacimba de Areia iniciou atividades legislativas de 2026 com análise de pautas importantes
FPM Prefeitura de Passagem divulga nota técnica sobre impactos de retenção de mais de R$ 450 mil do FPM
Requerimentos Jonatas Kaiky reforça pedidos para Zona Leste de Patos com reabertura de escola profissionalizante e criação do Restaurante Popular no São Sebastião
Eleições 2026 Lula encaminha candidatura de Haddad ao Governo de SP
Caso Master Hugo Motta defende Toffoli e critica CPIs do Senado que tratam do Master
Restaurante Popular Vereadora Nega Fofa cobra novamente Restaurante Popular no bairro São Sebastião, em Patos
Volta às aulas São José do Bonfim inicia ano letivo com entrega de kits escolares e presença da prefeita nas escolas
Contas aprovadas TCE-PB aprova por unanimidade contas da Câmara Municipal de Patos referentes a 2024 Mín. 23° Máx. 29°