
A Prefeitura de Patos sancionou a Lei nº 6.441/2026, que autoriza a doação de um imóvel pertencente ao município ao Governo da Paraíba. A medida foi assinada pelo prefeito Nabor Wanderley no dia 6 de março de 2026 e publicada no Diário Oficial, após aprovação da proposta pela Câmara Municipal de Patos.
De acordo com o texto da lei, o imóvel doado corresponde ao Lote C, localizado na faixa de domínio da BR-230, no bairro Ana Leite. A área possui 22.450,17 metros quadrados, com uma área construída de 4.122,55 m².
Antes da doação, o terreno foi oficialmente desafetado da categoria de bem público de uso especial para bem dominical, procedimento legal que permite a transferência da propriedade.
Segundo a legislação, o objetivo da doação é permitir a construção do Centro de Convenções de Patos, além de regularizar juridicamente o espaço onde já funcionam equipamentos de interesse público estadual, como o Rodoshopping Edvaldo Motta e o SEBRAE.
A lei também estabelece que o imóvel foi desmembrado em três lotes individuais, conforme projeto técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.
Com a nova legislação, foi revogado o contrato de comodato firmado em 1996 entre o município e o Estado da Paraíba, que previa a cessão da área por um período de 100 anos.
O texto também prevê que, caso o terreno deixe de ser utilizado para a finalidade pública prevista ou tenha sua destinação alterada, o imóvel retornará automaticamente ao patrimônio do município, juntamente com todas as benfeitorias existentes.
As despesas relacionadas à escritura pública de doação e ao registro imobiliário ficarão sob responsabilidade do Governo do Estado.
A lei entrou em vigor na data de sua publicação.

Por Patos Online
NOTA DE FALECIMENTO Morre aos 101 anos a aposentada Maria José Lucas dos Santos, em Patos; sepultamento acontece em Santa Terezinha-PB
MÚSICA GOSPEL Louva Sertão 2026 encerra a programação cultural em comemoração aos 123 anos do município de Patos
MOBILIDADE ViaFemini: Jovem de Patos desenvolve plataforma de transporte exclusiva para mulheres e apresenta projeto à população
EM RECUPERAÇÃO Vítima de grave acidente na BR-361, em Patos, Sheyla apresenta evolução, recebe alta da UTI e é transferida para enfermaria ortopédica
FISCALIZAÇÃO Procon de Patos lavra três autos de infração contra Energisa após oscilações no fornecimento de energia
PROBLEMÁTICA Morador relata mais de 12 horas de problemas no fornecimento de energia no Centro de Patos; Energisa emite nota
LIXO NA PRAÇA Retirada de coletor de lixo provoca acúmulo de resíduos em praça do Jardim Queiroz, em Patos, relatam moradores
DIA DE FINADOS Prefeitura de Patos realiza serviços de manutenção nos cemitérios para o Dia de Finados
XENOFOBIA Vendedor ambulante de Patos relata episódios de xenofobia em Santa Catarina após eleições Mín. 24° Máx. 38°