
O Ministério Público da Paraíba recomendou que prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais de quatro cidades do Sertão paraibano se abstenham de executar ou indicar emendas parlamentares sem o cumprimento das exigências de transparência.
A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Laura Afonso Tavares Borges, é direcionada aos municípios de São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé, Monte Horebe e Carrapateira.
A medida tem como base decisão do Supremo Tribunal Federal, que estabeleceu que estados e municípios só poderão executar emendas parlamentares a partir de 2026 após comprovarem, junto aos Tribunais de Contas, o atendimento às exigências constitucionais de transparência e rastreabilidade.
No documento, o MPPB destaca que a falta de transparência na execução dessas emendas compromete o controle social e pode favorecer irregularidades. “A ausência de transparência e rastreabilidade dificulta o controle social, favorece desvios e outras práticas inconstitucionais”, pontua a promotora.
Para os prefeitos, a orientação é que não iniciem nem deem continuidade, no exercício de 2026, à execução orçamentária e financeira de emendas parlamentares enquanto não houver a devida comprovação de cumprimento das exigências legais perante o Tribunal de Contas e o próprio Ministério Público.
Além disso, os gestores municipais deverão apresentar, no prazo de até 30 dias, um plano de ação com medidas voltadas à transparência, incluindo a criação ou adequação de plataformas digitais que permitam o acompanhamento detalhado dos recursos — desde a origem até a aplicação final, com identificação de autores das emendas, valores e beneficiários.
Já para os presidentes das Câmaras Municipais, a recomendação é que se abstenham de indicar novas emendas enquanto não houver a devida regularização, além de promover ajustes nos regimentos internos e assegurar ampla divulgação das informações sobre as propostas e execuções.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB
ELEIÇÕES 2026 Veneziano Vital não participa de entrevista do Patos Online com candidatos ao Senado devido incompatibilidade de agenda
ELEIÇÕES 2026 Lula ajusta tom contra Flávio e amplia “bondades” na reta final do 1º turno
CASO MASTER Foto tirada em Londres mostra Paulo Gonet com Vorcaro fumando charuto
ELEIÇÕES 2026 “Não colocar no Senado quem vai atrapalhar o governador Lucas”, afirma Hugo Motta ao defender nomes de João e Nabor
JUSTIÇA ELEITORAL MPF defende que TSE mantenha impedimento à candidatura de Dinho
ELEIÇÕES 2026 Vereadora Ivonete Ludgero, de CG, renuncia à suplência de André Gadelha e anuncia adesão à candidatura de Nabor Wanderley ao Senado
STF Gilmar decide que reajuste de Lula ao Bolsa Família não viola lei eleitoral
AGENDA NO SERTÃO Candidata, Érika Von Sohsten (PDT), visita Patos e região neste fim de semana, onde concederá entrevistas, se reunirá com lideranças e ouvirá o povo
ELEIÇÕES 2026 Lula anuncia canetas emagrecedoras gratuitas pelo SUS Mín. 21° Máx. 35°