
A Paraíba vem se destacando nacionalmente na área de doação e transplantes de órgãos e tecidos, com 692 órgãos captados e mais de 2,3 mil transplantes realizados nos últimos sete anos. Os números reforçam a eficiência de uma política pública estruturada e contínua, que tem fortalecido a rede estadual de saúde.
Um dos principais marcos recentes ocorreu em 2025, quando Patos registrou a primeira doação de múltiplos órgãos no Sertão, ampliando o alcance dos serviços e evidenciando a interiorização dos procedimentos no estado.
As informações foram apresentadas durante o II Congresso Nordeste de Transplantes, realizado em João Pessoa, que reuniu especialistas e destacou a Paraíba como referência na região. Segundo a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, os avanços são resultado de investimentos, capacitação das equipes e da solidariedade das famílias doadoras.
O crescimento dos indicadores tem sido constante. Desde 2019, quando houve aumento significativo no número de doadores, até 2022, com 310 transplantes realizados e redução na fila de espera, o estado vem consolidando avanços importantes, inclusive durante a pandemia.
Nos últimos anos, a Paraíba também alcançou marcos históricos, como o maior número de doações em 2024, a realização do primeiro transplante cardíaco pediátrico pelo SUS e a eliminação da fila de espera para transplantes cardíacos, reforçando seu protagonismo no Nordeste e salvando vidas.
Campanha Solidária Criança diagnosticada com leucemia precisa de ajuda para continuar tratamento em João Pessoa; família faz apelo solidário
SAÚDE PÚBLICA Paraíba interrompe aplicação de vacina contra dengue após orientação do Ministério da Saúde
Olho D’Água Olho D’Água passa a oferecer atendimento dermatológico e amplia serviços de saúde à população
SAÚDE Prefeito Suélio Félix agradece ao senador Veneziano Vital por nova van destinada à Saúde de Catingueira
SAÚDE Município de Santa Terezinha é contemplado com uma van para o transporte de pacientes
BALANÇO Hospital Regional de Patos realiza 24 cirurgias e atende 261 pessoas na urgência durante o fim de semana
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza 270 atendimentos e 22 cirurgias durante plantão do fim de semana
SAÚDE Hospital São Francisco participa da Hospitalar, maior feira de saúde da América Latina
ATENDIMENTO DE SAÚDE Moradores do Monte Castelo relatam dificuldades para conseguir atendimento na UBS Metódio de Araújo Leitão; Secretaria de Saúde emite nota Mín. 20° Máx. 35°