
O técnico da Empaer, Marconi Palmeira, visitou a Barragem da Farinha na madrugada desta quinta-feira (02/04) e constatou que o manancial ainda não sangrou, mas está muito próximo do transbordamento. Em mensagem enviada à redação do Patosonline.com, ele relatou que, por volta das 3h30, a barragem seguia enchendo “muito lentamente”.
De acordo com o técnico, o nível da água subiu 12 cm de ontem para hoje e agora faltam apenas 8 cm para sangrar. Ele explicou que a presença de vento tem provocado ondas, que ao baterem na parede do sangradouro “quase dão sinais de sangria”.
Marconi também afirmou que choveu bastante ontem e que a recarga continua acontecendo, o que pode favorecer o transbordamento ao longo do dia. Caso a sangria não ocorra nesta quinta, e com a diminuição das chuvas prevista a partir de hoje até 06/04, a expectativa é que o transbordamento aconteça apenas entre 07 e 10/04, período em que está prevista uma nova rodada de chuvas fortes.
No texto, ele destacou ainda que a água acumulada na Barragem da Farinha tem contribuído para a recarga do Jatobá “o dia todo”, por meio do canal Farinha/Jatobá, ressaltando a importância do armazenamento. “A água da sangria não beneficiará a população depois. Já a água armazenada ajudará”, afirmou.
Amanhã, sexta-feira santa, completa 51 anos e um mês do primeiro transbordamento que foi no dia 03/03/1975.
Recarga rápida surpreende
O transbordamento em 2026 chama atenção pela velocidade da recuperação. Até o dia 27 de fevereiro deste ano, o reservatório operava com apenas 0,51% de sua capacidade, o equivalente a 130.250 metros cúbicos. Em pouco mais de um mês, o volume foi completamente restabelecido graças às chuvas intensas registradas na região.
Em novembro do ano passado, uma reportagem do Patos Online mostrou a situação crítica da barragem, com cenário de seca extrema. À época, a pouca água restante apresentava coloração esverdeada e já era considerada praticamente imprópria para o consumo humano.
Patosonline.com
Semana Santa Procissão dos Homens deve reunir multidão em Patos durante a madrugada da Sexta-Feira Santa
OPERAÇÃO POLICIAL OPERAÇÃO PHANTOM: Polícia Civil deflagra operação policial contra organização criminosa cibernética atuante em Patos e no Ceará
SEMANA SANTA Dom Eraldo convida fiéis a vivenciarem a Semana Santa com fé e reflexão
SAÚDE E EDUCAÇÃO Clínica Escola de Nutrição do Unifip oferece atendimento de qualidade com valores acessíveis
Chuva forte INMET emite alerta laranja de chuvas intensas para Patos e cidades do Sertão
AÇÃO SOLIDÁRIA Projeto Tocando a Vida leva solidariedade a comunidades de Patos com distribuição de alimentos e ações sociais
SINE PB Sine-PB encerra março com 520 vagas de emprego e oportunidades contemplam Patos
IFPB Professor do IFPB coloca nome à disposição para reitoria do futuro IEF Sertão da Paraíba
Vacinação Influenza Mais de 3 mil doses: Dia D de vacinação contra Influenza é sucesso em Patos e reforça importância da prevenção
Mín. 22° Máx. 32°