
O aumento no número de atendimentos por síndromes respiratórias em crianças tem chamado a atenção nos últimos dias em Patos. O alerta é do pediatra Dr. Alexandre Ferreira, coordenador da clínica médica do Hospital Infantil Noaldo Leite, que aponta que o cenário é comum nesta época do ano, devido à maior circulação de vírus.
Segundo o médico, entre os principais agentes estão o vírus sincicial respiratório, influenza e rinovírus, responsáveis por quadros que variam desde resfriados leves até condições mais graves, como bronquiolite, pneumonia e crises de chiado no peito.
Dr. Alexandre destaca que é fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos aos sinais de alerta. “Dificuldade para respirar, respiração acelerada, esforço para puxar o ar, afundamento das costelas, lábios arroxeados, sonolência excessiva ou recusa alimentar são indicativos de que a criança precisa de avaliação médica imediata”, explicou.
Crianças menores de dois anos, especialmente prematuras ou com histórico de doenças respiratórias, fazem parte do grupo de maior risco e exigem atenção redobrada.
Apesar do cenário preocupante, o pediatra reforça que há medidas eficazes de prevenção. Manter a vacinação em dia, evitar ambientes fechados e aglomerações, higienizar as mãos com frequência e não expor crianças a pessoas gripadas são atitudes simples que podem reduzir significativamente os riscos.
“O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado são fundamentais para evitar complicações”, ressaltou o médico, enfatizando que, diante de qualquer sinal de piora, a busca por atendimento de urgência deve ser imediata.
Ouça abaixo:
Por Patos Online
INAUGURAÇÃO Prefeitura de Patos entrega UBS Ana Raquel reformada e reforça atendimento no bairro da Maternidade
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza segunda desospitalização com suporte do Home Care PB e assistência 24 horas
FIBROMIALGIA Secretaria de Estado da Saúde lança carteira digital para pessoas com fibromialgia e amplia acesso a direitos no estado
INAUGURAÇÃO Prefeitura de Patos entrega nesta quarta (22) UBS Ana Raquel totalmente reformada e equipada para atender a população
EM ALTA! Paraíba registra sexta semana seguida de alta em casos de síndromes respiratórias em crianças
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza mais de 290 atendimentos e 23 cirurgias no fim de semana
SAÚDE PÚBLICA Salgadinho amplia atendimentos especializados com Fonoaudiologia e Neuropediatria
SAMU DIGITAL Ex-prefeito de Passagem sugere atendimento do SAMU via WhatsApp para agilizar socorro em emergências
SOLIDARIEDADE Família faz apelo por doação de sangue para paciente de Patos internada em João Pessoa Mín. 21° Máx. 31°