
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, realizou 26 cirurgias e 285 atendimentos na urgência e emergência durante o plantão do último fim de semana, compreendido entre a sexta-feira (24) e o domingo (26).
Do total de procedimentos cirúrgicos, 10 foram na área de oncologia, nove de cirurgia geral, três ortopédicos, três bucomaxilofaciais e um vascular. Desses, 14 foram eletivos e 12 realizados em caráter de urgência. No mesmo período, 45 pacientes precisaram ser internados para observação e continuidade do tratamento.
O fluxo de atendimentos se manteve constante ao longo dos três dias, com 92 registros na sexta-feira (24), 101 no sábado (25) e outros 92 no domingo (26). A unidade hospitalar é referência para 89 municípios do Sertão paraibano, atuando nas áreas de urgência e emergência, clínica médica, oncologia, hemodinâmica e cirurgias.
Entre as principais ocorrências, os acidentes de trânsito chamaram atenção, totalizando 40 atendimentos. Desses, 35 envolveram motocicletas, quatro automóveis e um caso com bicicleta. A maioria dos pacientes atendidos nesses casos é residente em Patos (23), além de cidades como Desterro, Teixeira, Vista Serrana, Areia de Baraúnas, Condado, Passagem, Santa Terezinha, São José do Bonfim e Taperoá.
Além dos sinistros de trânsito, a unidade também registrou alta demanda por atendimentos relacionados a dores diversas e quedas, com 40 casos cada. Outros atendimentos incluíram 15 ocorrências de traumas, 12 por mordeduras de animais, 11 por dispneia, seis por crise hipertensiva, cinco por Acidente Vascular Cerebral, cinco por Infarto Agudo do Miocárdio, dois por crises convulsivas e um caso de rebaixamento do nível de consciência.
Os dados reforçam a importância do hospital como referência regional no atendimento de média e alta complexidade, além de evidenciar a necessidade de atenção redobrada no trânsito, especialmente entre motociclistas, que representam a maioria dos casos atendidos.
SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura de Patos mantém expediente normal nas repartições públicas nesta sexta-feira (25)
Setembro Vermelho Hospital São Francisco promove manhã especial de conscientização sobre a saúde do coração durante o Setembro Vermelho
Futevôlei Patos recebe 13ª edição da CWF, considerada uma das maiores copas de futevôlei do Nordeste
ECONOMIA Feira Natalina 2026: Prefeitura de Patos lança edital para comerciantes e artesãos
SAÚDE NO SERTÃO Hugo Motta anuncia novo tomógrafo de 80 canais e previsão de aparelho de ressonância para o Hospital Regional de Patos
ESPORTE Gestão do José Cavalcanti reúne Nacional e Esporte para alinhar pré-temporada e o clássico no aniversário de Patos
Setor Hoteleiro Setor hoteleiro de Patos debate fortalecimento de atividades em encontro do Sebrae
Hospital do Bem Dr. Silas Negrão se despede dos pacientes após dois anos e meio de atuação no Hospital do Bem, em Patos
ASSISTÊNCIA SOCIAL Nova diretoria do CMDCA de Patos toma posse e reforça compromisso com a proteção de crianças e adolescentes
Mín. 22° Máx. 37°