
Um pesquisador patoense tem se destacado no campo científico ao desenvolver uma tecnologia voltada para o combate à poluição de reservatórios. Trata-se de Djalma Queiroga, doutor em Engenharia Civil e atualmente doutorando em Engenharia Ambiental, que apresentou uma solução inovadora para tratar águas eutrofizadas — aquelas com excesso de nutrientes e proliferação de algas.
Filho do advogado Djalma Queiroga e da enfermeira Fânbia Queiroga, o cientista ganhou destaque após a divulgação de imagens e reportagens sobre sua pesquisa, realizada no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
A pesquisa desenvolvida por Djalma Queiroga consiste na criação de uma argila modificada, com capacidade de capturar fósforo presente na água — elemento responsável pela proliferação de algas que causam o fenômeno da eutrofização.
Segundo o pesquisador, a técnica busca atuar diretamente na raiz do problema. Ele explica que o fósforo é o principal nutriente utilizado pelas algas para crescer e, ao ser removido do ambiente aquático, impede o desenvolvimento dessas espécies, contribuindo para o equilíbrio da água.
A argila utilizada no estudo é do tipo bentonita, abundante na região, o que torna a solução mais acessível e sustentável. De acordo com o cientista, além de apresentar eficiência semelhante ou até superior a métodos já existentes, a tecnologia também evita a geração de resíduos indesejáveis no meio ambiente.
Testes realizados em laboratório demonstraram a eficácia do método. Em experimentos comparativos, a água tratada com a argila apresentou significativa redução na presença de fósforo, evidenciada inclusive por mudanças na coloração das amostras.
A pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEPB e já teve pedido de patente solicitado por meio da Agência de Inovação Tecnológica da instituição.
A tecnologia ainda está em fase de ampliação de escala, mas já é vista como uma alternativa promissora para o tratamento de reservatórios, especialmente no Nordeste, onde a escassez hídrica e a eutrofização são problemas recorrentes.
Patos Online
AÇÃO POLICIAL Homem em descumprimento de medida cautelar é localizado e conduzido à Delegacia em Patos
OBRAS E MOBILIDADE Prefeitura de Patos inicia obras de modernização da Avenida Paraíba com investimento superior a R$ 1 milhão
Fogos de Artifício Polícia Ambiental reforça proibição de fogos com estampido e alerta para riscos de fogueiras em áreas urbanas durante o São João
Inclusão Prefeitura de Patos intensifica escutas do OP 2026 e disponibiliza participação online
SOLIDARIEDADE Moradores pedem ajuda para cadela comunitária diagnosticada com tumor transmissível em Patos
LUTO NO ESPORTE Morre aos 62 anos Francisco Alves, o “Fumeiro”, ex-massagista do Nacional de Patos
Junho Violeta Fórum Municipal Junho Violeta em Patos reforça combate à violência contra idosos e alerta para golpes virtuais
Ataque de Cães Galeguinho da Van volta a cobrar medidas para animais soltos após relato de ataque em banco de Patos
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Polícia Militar atende ocorrência de violência doméstica e conduz suspeito à delegacia em Patos
Mín. 20° Máx. 35°