
Durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (20), na Câmara Municipal de Patos, com o tema “Situação Hídrica na Região Metropolitana de Patos”, proposta pelo vereador Héber Tiburtino, o meteorologista Dr. Mário Leitão defendeu o aproveitamento da energia solar como alternativa estratégica para o desenvolvimento do Semiárido nordestino.
Em uma das falas mais enfáticas da noite, o especialista destacou que o Sertão possui condições naturais únicas, principalmente pela alta incidência de energia solar, o que, segundo ele, poderá transformar a região em um dos maiores polos agrícolas do mundo.
Dr. Mário também criticou a utilização da água para geração de energia elétrica, afirmando que o Nordeste já possui grande capacidade de produção de energia solar e eólica.
Durante o pronunciamento, ele citou exemplos de países como Israel e Arábia Saudita, que utilizam processos de dessalinização para impulsionar a agricultura em regiões desérticas.
O meteorologista ainda defendeu investimentos em projetos estruturantes para dessalinização da água do mar e distribuição hídrica para o Sertão da Paraíba, ressaltando que o potencial energético da região representa uma vantagem estratégica.
“O Nordeste brasileiro vai ser o maior produtor de frutas e um dos maiores produtores agrícolas do mundo”, afirmou.
Por Patos Online
LIXO NA PRAÇA Retirada de coletor de lixo provoca acúmulo de resíduos em praça do Jardim Queiroz, em Patos, relatam moradores
DIA DE FINADOS Prefeitura de Patos realiza serviços de manutenção nos cemitérios para o Dia de Finados
CONSCIENTIZAÇÃO Prefeitura de Patos realiza campanha de conscientização sobre descarte correto de lixo no Noé Trajano
SAÚDE VISUAL Novos Olhares: Prefeitura de Patos entrega óculos na EMF Dom Expedito e prevê mais de 3 mil unidades até dezembro
XADREZ V Patos Chess Open – Troféu Marcelo Urquiza será realizado no dia 08 de novembro
RECONHECIMENTO Policiais militares da Ciclopatrulha do 3º BPM recebem Voto de Aplauso na Câmara Municipal de Patos
DESPERDÍCIO DE ÁGUA Vazamento de água potável há cinco dias gera reclamação no bairro São Sebastião, em Patos; Cagepa se pronuncia
NOVAS REGRAS Empresas do Simples Nacional passam a emitir notas fiscais pelo sistema nacional em novembro
INFRAESTRUTURA Moradores relatam dificuldades para trafegar pela Rua Joel Dantas, no Geralda Medeiros, em Patos
Mín. 24° Máx. 38°