
A ex-deputada federal Carla Zambelli deixou a prisão nesta sexta-feira (22), após a Justiça italiana anular a decisão que autorizava sua extradição para o Brasil. A medida foi tomada pela Corte de Cassação de Roma, instância máxima do Judiciário italiano, que acolheu recurso apresentado pela defesa da ex-parlamentar.
Zambelli estava presa desde julho de 2025 no presídio feminino de Rebibbia, em Roma, após ser localizada e detida pelas autoridades italianas. Na época, ela havia sido incluída na Difusão Vermelha da Interpol e era considerada foragida internacional pela Justiça brasileira.
A decisão da Corte de Cassação anulou os julgamentos da Corte de Apelação de Roma que haviam sido favoráveis à extradição da ex-deputada em dois processos. Um deles está relacionado à condenação pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), caso que também envolveu a emissão de um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. O outro refere-se à condenação por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.
Logo após deixar a unidade prisional, Zambelli divulgou um vídeo ao lado de seu advogado na Itália, Pieremilio Sammarco, afirmando que considera sua libertação uma “vitória de Deus”. Veja o vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Apesar da soltura, o processo de extradição ainda não está encerrado. O caso agora será analisado pelo ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, integrante do governo da primeira-ministra Giorgia Meloni. Ele terá prazo de até 45 dias para decidir sobre a eventual entrega da ex-deputada às autoridades brasileiras.
Antes da decisão da Corte de Cassação, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, já havia determinado que o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério das Relações Exteriores adotassem as providências necessárias para viabilizar a extradição.
Carla Zambelli possui duas condenações com trânsito em julgado no Brasil. Em uma delas, foi condenada a 10 anos e 8 meses de prisão pela invasão ao sistema do CNJ. Na outra, recebeu pena de 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, após episódio ocorrido às vésperas das eleições de 2022, quando perseguiu um homem armada pelas ruas de São Paulo.
Caso a extradição seja autorizada futuramente e efetivada, a ex-deputada deverá cumprir pena na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.
Por Patos Online
Com informações do Metrópoles
FAÇA SUA PERGUNTA PodPatos entrevista Efraim Filho ao vivo às 12h deste sábado (23); internauta poderá participar com perguntas
SUPERLOTAÇÃO Galeguinho da Van alerta para superlotação em cemitérios e cobra construção de novo campo-santo em Patos
ANTIGA RODOVIÁRIA Vereadora Fátima Bocão cobra solução urgente para abandono da antiga rodoviária de Patos Mín. 19° Máx. 34°