
Durante entrevista concedida ao PodPatos, podcast do Patos Online, neste sábado (23), o senador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Efraim Filho, afirmou que o abastecimento de água será a principal prioridade de uma eventual gestão estadual sob seu comando.
Ao abordar os desafios hídricos enfrentados pelo Sertão paraibano, o parlamentar destacou a necessidade de concluir obras estruturantes que, segundo ele, permanecem inacabadas há vários anos.
“A água é vida. A água será a minha prioridade número um de governo. Fazer o que o governo deixou de fazer e terminar o que não conseguiu concluir”, declarou.
Efraim defendeu que a conclusão de obras públicas paralisadas deve ser tratada como prioridade, independentemente da gestão responsável pelo início dos projetos. Segundo ele, a interrupção de empreendimentos representa desperdício de recursos públicos e prejuízos diretos para a população.
“Tem obra de diferentes governos que ainda não foi concluída. Dinheiro público não pode ser desperdiçado. Minha prioridade será concluir obras em andamento que estejam paralisadas, seja por burocracia ou por falhas administrativas”, afirmou.
Durante a entrevista, o senador citou a necessidade de revitalização da adutora Coremas-Sabugi responsável pelo abastecimento de Patos e de diversos municípios do Sertão, além de mencionar a importância do Ramal Piancó, integrante do terceiro eixo da transposição do Rio São Francisco.
Segundo Efraim, a demora na execução de algumas dessas obras estaria relacionada a problemas de planejamento e execução dos projetos.
“O que mais me preocupa é que algumas dessas obras não avançam por falhas administrativas. Já houve licitação frustrada e problemas nos projetos. Enquanto isso, quem sofre é a população que depende da água”, disse.
O senador também destacou que a seca é um fenômeno recorrente no Semiárido e defendeu a adoção de políticas permanentes para garantir segurança hídrica à população.
Ao lembrar períodos críticos enfrentados pela região quando o sistema de Coremas chegou a níveis muito baixos, Efraim afirmou que o foco deve estar em soluções estruturantes e não apenas em medidas emergenciais.
“A seca é um fenômeno natural. O problema é não saber conviver com ela. Carro-pipa, cisternas e perfuração de poços são importantes em momentos emergenciais, mas precisamos de obras estruturantes para evitar que situações como as do passado voltem a acontecer”, ressaltou.
ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:
Por Patos Online
ELEIÇÕES 2026 Pesquisa SETA: às vésperas da convenção, nome de Nabor continua crescendo e chapa de Lucas avança com perspectiva para a eleição de dois senadores
ELEIÇÕES 2026 Pesquisa BTG/Nexus: Lula lidera, mas Flávio encosta; rejeição dos dois empata em 49%
Descontração Flávio Bolsonaro quebra protocolo e apresenta Efraim Filho em momento de descontração na convenção estadual do PL
ExpoCacimba 1ª ExpoCacimba divulga programação oficial com torneio leiteiro, palestras, exposição de animais e atrações culturais
ELEIÇÕES 2026 Durante convenção Efraim defende mudança e diz que a Paraíba está pronta para virar a página
LEGISLATIVO CMP aprova mudanças na Lei Orgânica e no Regimento Interno para modernizar normas do Legislativo
JUVENTUDE Jônatas Kaiky lança programação do Agosto das Juventudes em Patos com distribuição gratuita de exemplares do Vade Mecum e da Constituição Federal
ELEIÇÕES 2026 Lula oficializa candidatura à reeleição em convenção do PT em SP
ELEIÇÕES 2026 PL oficializa Nayana Pontes como vice de Efraim Filho na disputa pelo Governo da Paraíba Mín. 20° Máx. 31°