
Único país a participar das 23 edições da Copa do Mundo, o Brasil já teve, em quatro ocasiões diferentes, o artilheiro da competição. São quatro atletas que chegaram ao topo da lista de goleadores de suas respectivas edições.
A primeira delas aconteceu em 1938, na França, na terceira edição do Mundial. Leônidas da Silva, que também ficou conhecido como Diamante Negro, marcou sete gols e foi o jogador que mais vezes balançou as redes adversárias.
Doze anos depois, em 1950, Ademir de Menezes, atacante do Vasco da Gama-RJ, ficou com a artilharia do Mundial, com nove gols, quase a metade dos 22 tentos assinalados pela Seleção Brasileira, que, entre outros resultados, aplicou goleadas de 7 a 1 sobre a Suécia e de 6 a 1 sobre a Espanha.
O terceiro feito aconteceu em 1962, ano do bicampeonato mundial no Chile. Garrincha, ponta-direita do Botafogo, e Vavá, atacante do Palmeiras, terminaram a Copa com quatro gols marcados cada um.
Depois disso, houve um hiato até 2002, exatos 40 anos depois, quando Ronaldo Fenômeno, atacante da Inter de Milão, conquistou a artilharia ao encerrar o Mundial com oito gols, dois deles marcados na final contra a Alemanha, resultado que garantiu o pentacampeonato mundial para a Seleção Brasileira.
Com os dois gols assinalados na decisão, Ronaldo também se tornou o maior artilheiro brasileiro na história das Copas do Mundo, com 15 tentos marcados nas edições de 1998, 2002 e 2006.
NOVO MANTO Nacional de Patos apresenta novo uniforme 2 para a Copa Paraíba e temporada 2027
BRASILEIRÃO Com time misto, Corinthians perde para o Coritiba e fica distante do G-5 do Brasileirão
BRASILEIRÃO Com assistência de Neymar, Santos busca reação, mas empata com Mirassol em casa no Brasileirão
BRASILEIRÃO São Paulo perde para a Chapecoense, aumenta jejum no Brasileirão e segue perto da zona de rebaixamento
BRASILEIRÃO Palmeiras acorda no 2º tempo, vence o Vasco e aumenta vantagem na liderança do Brasileirão
BRASILEIRÃO Red Bull Bragantino marca nos acréscimos e vence Grêmio pelo Brasileirão
COPA DO NORDESTE Esporte de Patos perde para o Bahia e se despede da Copa do Nordeste Sub-20 sem vitórias
BRASILEIRÃO Bahia vence clássico contra o Vitória e encerra sequência de empates no Brasileirão
MEDALHISTAS Atletas de Patos, da equipe ASKAPAN, se destacam no Open Xtreme de Karatê em João Pessoa Mín. 21° Máx. 35°