CLEVER
Terça, 16 de Junho de 2026
Banner CCAA
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Brazaturo Patos
Banner Dr Paulo Arnon
Locais DESOCUPAÇÃO

Idoso teme perder casa próxima ao Terreiro do Forró, em Patos, onde mora há 40 anos; Prefeitura afirma que imóvel está em área pública e de preservação ambiental

Família afirma que morador vive no local há mais de 40 anos; Município diz que residência está em Área de Preservação Permanente e que não houve determinação de retirada imediata

16/06/2026 às 15h30 Atualizada em 16/06/2026 às 15h50
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O senhor Rafael Batista de Araújo, de aproximadamente 70 anos, morador da cidade de Patos, vive momentos de angústia diante da possibilidade de perder a casa onde construiu parte da sua história. Rafael reside nas proximidades da Ponte do São Sebastião, ao lado do Terreiro do Forró, e, segundo familiares, estaria sendo pressionado a deixar o imóvel em meio às obras de preparação e ampliação do espaço.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A filha do idoso, Bianca Russelle Neves Aires, procurou o Patos Online para relatar que o pai estaria sendo alvo de intimidações por parte de pessoas que se apresentaram como funcionários envolvidos nas intervenções realizadas na área. Conforme ela, Rafael mora no local há mais de quatro décadas e nunca teria recebido qualquer ordem judicial determinando a desocupação.

Segundo Bianca, máquinas chegaram ao local nos últimos dias e teriam destruído cercas, plantas e outras estruturas construídas pelo pai ao longo dos anos. Ela relata que o idoso ficou emocionalmente abalado diante da situação e teme que a residência também seja demolida.

"Meu pai vai fazer 70 anos e está desesperado. Tudo o que existe ali foi construído por ele. Derrubaram cercas, árvores e estão tentando fazer com que ele saia à força. Ele está chorando e sem saber a quem recorrer", afirmou.

Continua após a publicidade
Banner UDI

Ainda de acordo com a filha, a família contratou um advogado há cerca de um ano para regularizar a situação do imóvel e a documentação estaria em tramitação judicial. Ela também afirmou que Rafael nunca recebeu qualquer notificação da Justiça sobre a necessidade de deixar o local.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Patos Online (@patosonline)

Continua após a publicidade
Banner SAO JOAO MEIO

 

Prefeitura diz que imóvel está em área pública e em APP

Em nota, a Prefeitura de Patos, por meio da Procuradoria-Geral do Município, informou que acompanha a situação do senhor Rafael Batista de Araújo e esclareceu que a residência está localizada em uma área pública classificada como Área de Preservação Permanente (APP), sendo considerada uma ocupação irregular.

O procurador-geral do Município, Alexsandro Lacerda, afirmou que a administração municipal esteve no local para orientar o morador, ressaltando que não houve determinação para uma retirada imediata.

Segundo ele, o Município pretende oferecer alternativas semelhantes às adotadas em outras situações, como a concessão de aluguel social e a inclusão do morador em programas habitacionais por meio da Secretaria de Habitação.

“Em nenhum momento o município determinou a retirada imediata do senhor Rafael. Nossa equipe foi ao local para orientar, informar sobre a irregularidade da ocupação e oferecer o apoio necessário para que ele possa regularizar sua situação por meio das políticas públicas disponíveis, como o aluguel social e os programas habitacionais do município”, destacou

A Prefeitura acrescentou que o imóvel está situado em uma área considerada ambientalmente protegida e que o objetivo é garantir uma solução que preserve o cumprimento da legislação e a garantia de assistência às famílias em situação de vulnerabilidade.

Ouça abaixo a fala do procurador:


Alexsandro Lacerda, procurador-geral do município

O espaço segue aberto para novos esclarecimentos das partes envolvidas.

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 16h01 - Fonte: ClimaTempo
34°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Qua 35°C 19°C
Qui 34°C 21°C
Sex 33°C 20°C
Sáb 33°C 20°C
Dom 33°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras