CLEVER
Segunda, 29 de Junho de 2026
UNIFIP
Banner CCAA
Banner Dr Romulo
Banner Brazaturo Patos
Banner Dr Paulo Arnon
Saúde DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Doação de múltiplos órgãos em Patos beneficia cinco pessoas e reforça importância da solidariedade

Captação realizada no Hospital Regional Janduhy Carneiro foi uma das duas registradas no fim de semana na Paraíba; ao todo, oito pacientes foram beneficiados.

29/06/2026 às 17h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma doação de múltiplos órgãos realizada no Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos, beneficiou cinco pessoas que aguardavam por um transplante na fila de espera da Paraíba. A captação ocorreu na tarde do último domingo (28) e foi uma das duas registradas no estado durante o fim de semana, segundo a Central Estadual de Transplantes.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O doador foi um homem de 44 anos, que faleceu em decorrência de múltiplas hemorragias cerebrais. Após a confirmação da morte encefálica e a autorização da família, foram captados o fígado, os rins e as córneas, possibilitando que cinco pacientes recebessem uma nova chance de vida.

A outra doação aconteceu na madrugada do sábado (27), em João Pessoa. A doadora foi uma mulher de 32 anos, vítima de um traumatismo cranioencefálico grave, internada no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Com a autorização dos familiares, foram doados o fígado e as córneas, beneficiando outras três pessoas.

Continua após a publicidade
Banner UDI

Ao todo, as duas doações realizadas no fim de semana permitiram que oito pacientes deixassem a lista de espera por transplantes.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho, ressaltou que a autorização familiar continua sendo indispensável para que a doação seja concretizada.

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB

“Mesmo que uma pessoa manifeste em vida o desejo de ser doadora, a autorização dos familiares é indispensável para que a doação seja efetivada. Por isso, destacamos a importância de conversar sobre o tema e compartilhar essa decisão com os parentes. Conversar sobre o desejo de ser doador é uma das formas mais eficazes de ampliar as chances de que mais vidas sejam salvas por meio da doação de órgãos e tecidos”, destacou.

Com essas duas captações, a Paraíba contabiliza 22 doações de órgãos em 2026, sendo a quinta e a sexta registradas somente no mês de junho. Atualmente, 847 pessoas aguardam por um transplante no estado, enquanto 75 pacientes já foram contemplados com o procedimento neste ano.

Por Patos Online
Com Secom-PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 18h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 34°

Ter 34°C 20°C
Qua 33°C 20°C
Qui 33°C 20°C
Sex 34°C 19°C
Sáb 33°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras