
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, está aproveitando um período de férias na Paraíba e cumpriu, nesse sábado (5), uma agenda voltada à valorização da cultura popular no município de Poço de José de Moura, no Alto Sertão paraibano.
Acompanhado da esposa, Renata Gil, além de amigos, o ministro visitou projetos culturais e sociais desenvolvidos pela ONG Pisada do Sertão. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Leonardo Abrantes, no site Seu Leo.
A programação teve início no Sítio Silva, na zona rural do município, onde o grupo conheceu uma moagem de cana-de-açúcar e uma tradicional casa de farinha. No local, Dias Toffoli acompanhou o processo artesanal de produção de mel de engenho, rapadura, alfenim e outros derivados da cana, atividade que integra o patrimônio cultural do Sertão paraibano.
Na sequência, o ministro visitou o ponto de cultura do Reisado Zé de Moura, onde assistiu à apresentação do grupo folclórico e interagiu de forma descontraída com artistas e moradores da comunidade.
À noite, a agenda prosseguiu na Vila do Sertão, espaço que recebe a 20ª edição do Festival Sala de Reboco 2026. Durante a visita, Toffoli percorreu a Expo Criativa Alto Sertão, feira que reúne artesãos, artistas e empreendedores culturais da região, promovendo a economia criativa e valorizando o artesanato local.
Organizado pela ONG Pisada do Sertão, o Festival Sala de Reboco acontece entre os dias 3 e 12 de julho e é considerado um dos principais eventos dedicados à preservação do forró autêntico e das manifestações culturais do Alto Sertão paraibano. A programação inclui apresentações artísticas, oficinas, exposições, feiras e atividades voltadas ao fortalecimento das tradições nordestinas.
Segundo informações, a agenda do ministro no Sertão paraibano continua neste domingo (6). A programação prevê visitas ao Monumento Natural Vale dos Dinossauros, em Sousa, a uma produção agrícola desenvolvida por mulheres no Setor VI das Várzeas de Sousa e, posteriormente, ao trabalho das tradicionais louceiras de Cajazeiras.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB e Seu Leo
POLÍTICA Lenildo Morais articulou carreata pró-Lula e apoio de Hugo Motta no último sábado (12), em Patos
ELEIÇÕES x STF Pressionado por pesquisas, Lula cobra Fachin por solução na crise no STF
JULGAMENTO NO STF Cármen Lúcia pede desculpas e diz que STF causou “mal-estar cívico” ao país: “Me sinto envergonhada”
STF Sessão histórica do STF tem bate-boca e indefinição sobre futuro de Moraes; Dino pede vista
SAÚDE Prefeitura de Catingueira realiza nova etapa de mutirão de exames de ultrassonografias
STF Ministros Nunes Marques e Toffoli se declaram impedidos e reduzem para oito os votos no julgamento sobre Moraes no STF
ELEIÇÕES 2026 Após ter candidatura barrada pelo TRE-PB, Janine Lucena renuncia à suplência de Veneziano e indica irmão
DEBATE NO TRE-PB Divergência sobre operação policial com 200 mortos no Rio provoca debate entre desembargadores do TRE-PB
ELEIÇÕES 2026 “Ninguém está acima da lei”: João Azevêdo defende investigação de ministros do STF Mín. 21° Máx. 36°