
Durante a homilia da missa celebrada neste domingo (9), na Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos, o bispo Dom Eraldo fez uma reflexão sobre a criação dos filhos e alertou para os efeitos do excesso de cobrança e da superproteção. Segundo ele, os pais precisam preparar os filhos para enfrentar as dificuldades da vida, e não tentar evitar todas as situações de frustração.
Dom Eraldo relatou que tem ouvido problemas enfrentados por jovens e adolescentes relacionados à pressão familiar por desempenho escolar. Ele destacou que exigir que os filhos tenham sempre as melhores notas ou sigam profissões consideradas de prestígio pode fazer com que eles se sintam inferiores quando não conseguem alcançar essas expectativas.
O bispo defendeu que os pais incentivem os filhos a estudar e buscar seus objetivos, mas também ensinem que nem sempre os resultados serão imediatos. Para ele, é necessário mostrar que uma dificuldade ou uma nota baixa não representa uma derrota definitiva, mas uma oportunidade para continuar tentando e aprendendo.
Outro ponto destacado foi o excesso de proteção. Dom Eraldo afirmou que crianças e adolescentes precisam desenvolver autonomia e aprender a realizar tarefas compatíveis com sua idade, como cuidar dos próprios pertences e colaborar com as atividades domésticas. Segundo ele, essas responsabilidades ajudam a preparar os jovens para a vida adulta.
O religioso também alertou para a formação de meninos que crescem sem aprender a cuidar de si mesmos e colaborar dentro de casa. Para Dom Eraldo, ensinar os filhos a realizar tarefas domésticas também contribui para que, no futuro, sejam adultos mais responsáveis e não esperem que outras pessoas assumam todas as obrigações por eles.
Ao concluir, Dom Eraldo reforçou que os pais precisam ensinar os filhos tanto a ganhar quanto a perder. “Eduque o filho para a vida, eduque o filho para a luta, eduque o filho para ganhar e perder”, afirmou. Para o bispo, aprender a lidar com derrotas e recomeçar diante das dificuldades é fundamental para formar pessoas mais seguras e preparadas para enfrentar os desafios da vida.
Veja o vídeo abaixo:
Por Patos Online
FISCALIZAÇÃO Procon de Patos lavra três autos de infração contra Energisa após oscilações no fornecimento de energia
PROBLEMÁTICA Morador relata mais de 12 horas de problemas no fornecimento de energia no Centro de Patos; Energisa emite nota
LIXO NA PRAÇA Retirada de coletor de lixo provoca acúmulo de resíduos em praça do Jardim Queiroz, em Patos, relatam moradores
DIA DE FINADOS Prefeitura de Patos realiza serviços de manutenção nos cemitérios para o Dia de Finados
XENOFOBIA Vendedor ambulante de Patos relata episódios de xenofobia em Santa Catarina após eleições
CONSCIENTIZAÇÃO Prefeitura de Patos realiza campanha de conscientização sobre descarte correto de lixo no Noé Trajano
SAÚDE VISUAL Novos Olhares: Prefeitura de Patos entrega óculos na EMF Dom Expedito e prevê mais de 3 mil unidades até dezembro
CONCLUÍDO Cagepa confirma conclusão de serviço e libera acesso de moradores em rua do bairro Santo Antônio, em Patos
TRANSTORNOS Moradores relatam transtornos após escavação e obra da Cagepa em rua do bairro Santo Antônio, em Patos; empresa confirma conclusão de serviços Mín. 23° Máx. 37°