
A Câmara Municipal de Patos realizou, na quarta-feira (26), mais uma Sessão Solene marcada pela entrega de Votos de Aplauso, Títulos Honoríficos de Cidadania Patoense e da Comenda Tâmara Lenina Xavier de Lucena, uma das mais importantes distinções concedidas pelo Poder Legislativo Municipal entregue no agosto lilás.
A solenidade reconheceu personalidades que se destacam por suas contribuições para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município. Durante o evento, a professora doutora Patrícia Souto, primeira-dama de Patos, representou o prefeito, professor Jacob Souto.
Votos de Aplauso
O cerimonial teve início com a entrega dos Votos de Aplauso. Foram homenageadas a senhora Josemila Maria Gomes da Nóbrega Candeia, adjunta da Secretaria Municipal de Cultura; a doutora Monique Mota; e a primeira-dama do Estado, Camila Mariz Ribeiro.
As homenagens foram de autoria da vereadora Brenna Nóbrega (Republicanos).
Também recebeu Voto de Aplauso a secretária municipal de Educação, Adriana Carneiro, por iniciativa da presidente da Câmara Municipal, vereadora Juvenal Lúcio de Sousa, Tide Eduardo (Republicanos).
Títulos Honoríficos de Cidadania Patoense
Na sequência, a Câmara Municipal prestou homenagem a diversas personalidades com a concessão do Título Honorífico de Cidadania Patoense.
Receberam a honraria:
Comenda Tâmara Lenina Xavier de Lucena
Um dos momentos mais marcantes da Sessão Solene foi a entrega da Comenda Tâmara Lenina Xavier de Lucena, distinção honorífica concedida a mulheres que, de forma remunerada ou voluntária, atuam no enfrentamento à violência contra a mulher e na defesa dos direitos das mulheres no âmbito municipal.
A homenagem representa um reconhecimento público às mulheres que se destacam pelo trabalho desenvolvido em defesa da dignidade, da proteção e dos direitos das mulheres.
Nesta edição, receberam a Comenda Tâmara Lenina a pastora Joana Darc Barbosa, por propositura da vereadora Nadir Rodrigues; a advogada Maria Samara de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Defesa da Mulher; e a primeira-dama do Estado da Paraíba, a advogada Camila Mariz Ribeiro.
Ao final da Sessão Solene, a presidente da Câmara Municipal de Patos, vereadora Juvenal Lúcio de Sousa, Tide Eduardo (Republicanos), destacou a importância da realização da solenidade e, especialmente, o momento vivido durante o depoimento da primeira-dama do Estado.
“Principalmente pelo depoimento emocionante da primeira-dama Camila, que teve sua mãe assassinada pelo seu pai, em uma história trágica que nos deixa um exemplo de força e resiliência”, pontuou Tide Eduardo.
A Sessão Solene reafirmou o papel da Câmara Municipal de Patos no reconhecimento público de pessoas que contribuem para a sociedade patoense, ao mesmo tempo em que deu destaque à luta pelo enfrentamento à violência contra a mulher e à defesa dos direitos femininos.
Por Comunicação Câmara





SINE PB Sine-PB oferta 1.094 vagas de emprego em 16 municípios paraibanos a partir desta terça-feira (3); Patos tem 104 oportunidades
MÚSICA GOSPEL Louva Sertão 2026 encerra a programação cultural em comemoração aos 123 anos do município de Patos
VEÍCULO RECUPERADO Polícia Militar recupera motocicleta com registro de roubo no bairro Belo Horizonte, em Patos
LIXO NA PRAÇA Retirada de coletor de lixo provoca acúmulo de resíduos em praça do Jardim Queiroz, em Patos, relatam moradores
DIA DE FINADOS Prefeitura de Patos realiza serviços de manutenção nos cemitérios para o Dia de Finados
CONSCIENTIZAÇÃO Prefeitura de Patos realiza campanha de conscientização sobre descarte correto de lixo no Noé Trajano
SAÚDE VISUAL Novos Olhares: Prefeitura de Patos entrega óculos na EMF Dom Expedito e prevê mais de 3 mil unidades até dezembro
XADREZ V Patos Chess Open – Troféu Marcelo Urquiza será realizado no dia 08 de novembro
RECONHECIMENTO Policiais militares da Ciclopatrulha do 3º BPM recebem Voto de Aplauso na Câmara Municipal de Patos
Mín. 24° Máx. 37°