
A Polícia Militar da Paraíba prendeu, nesta terça-feira (1º), em Matureia, no Sertão da Paraíba, um homem que, segundo o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), tenente-coronel Deuslânio, estava fugindo do estado de Pernambuco após uma tentativa de assalto em Afogados da Ingazeira.
De acordo com o comandante, a PM recebeu as primeiras informações por volta das 11h, indicando que o suspeito estaria se deslocando em direção à Paraíba pelo acesso entre Matureia e Teixeira. Diante disso, guarnições da 4ª Companhia, de Teixeira, Matureia, São José do Bonfim e outras localidades foram mobilizadas para montar bloqueios e tentar interceptá-lo.
O homem teria se deparado com um bloqueio policial e desobedecido à ordem de parada. Conforme o relato do tenente-coronel, os policiais que realizavam a abordagem foram recebidos a tiros e reagiram à agressão.
Mesmo durante a troca de tiros, o suspeito conseguiu fugir. Pouco depois, o veículo em que estava colidiu contra o muro de uma residência. Ele abandonou o carro e entrou em uma área de mata fechada, de difícil acesso, caracterizada pela presença de vegetação espinhosa típica da Caatinga.
O comandante relatou que, ao chegar ao local, passou a coordenar a operação juntamente com policiais do BPChoque. As equipes entraram na mata e passaram a seguir vestígios deixados pelo suspeito.
Cerca de 40 minutos após o início das buscas, o homem foi localizado escondido entre a vegetação. Segundo o comandante, ele apresentava algumas lesões provocadas pela fuga em meio aos espinhos e teria tido dificuldade para avançar pela área.
Após ser localizado, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.
Ainda segundo o TC Deuslânio, durante a ocorrência foram encontrados cartões bancários pertencentes a outras pessoas, um computador e uma máquina de cartão, materiais que, conforme a avaliação inicial da Polícia Militar, podem estar relacionados à prática de estelionato.
O comandante afirmou que as informações levantadas até o momento apontam para um possível envolvimento do homem em crimes dessa natureza em diferentes estados brasileiros.
Deuslânio também informou que o suspeito seria natural do Tocantins e estaria hospedado em uma residência em Pernambuco antes de seguir para a Paraíba.
Outro ponto que chamou a atenção dos policiais foi a identificação apresentada pelo suspeito. Conforme o comandante do 3º BPM, os dados do documento apresentado apontavam para uma pessoa de Campina Grande, mas a fotografia vinculada àquela identificação no sistema policial seria diferente.
A situação deverá ser esclarecida pela Polícia Civil, que vai investigar se houve erro no sistema ou se o homem utilizava um documento com informações falsas.
O suspeito foi apresentado às autoridades policiais em território paraibano, onde deverá responder pelos fatos que estão sendo apurados. A Polícia Civil também deverá aprofundar o levantamento sobre sua possível participação em outros crimes e esclarecer sua verdadeira identidade.
O comandante ressaltou que a ação envolveu policiais com experiência em operações em áreas de Caatinga e deixou uma mensagem a criminosos que tentem utilizar a Paraíba como rota de fuga após cometer delitos em outros estados.
“Criminosos que praticam crime em outros estados, se adentrarem ao Estado da Paraíba, a resposta será dada”, afirmou o comandante.
Por Patos Online
EM MATARACA Polícia Civil prende homem e apreende adolescente investigados por homicídio em Mataraca
Identificação Polícia Civil busca familiares de mulher de 54 anos que morreu em hospital de Piancó e corpo permanece no NUMOL de Patos
REPRESSÃO Polícia prende quatro pessoas em segunda fase de operação contra grupo suspeito de assaltos em João Pessoa
PERSEGUIÇÃO Homem é capturado após tentar aplicar golpe em Pernambuco, fugir e entrar em confronto com a PM na região de Matureia
INQUÉRITO Polícia Civil investiga denúncia de maus-tratos contra cachorro em Paulista, no Sertão da Paraíba
INVESTIGAÇÃO MPPB ajuíza ação contra delegado e dois investigadores da Polícia Civil acusados de enriquecimento ilícito
Prisão PM cumpre mandado de prisão em Patos após localização por monitoramento eletrônico
INVESTIGAÇÃO Polícia Civil aponta possível acerto de contas ligado ao tráfico como principal linha de investigação de homicídio em Patos
VIOLÊNCIA Corpo de jovem com sinais de violência é encontrado dentro de saco plástico às margens de rodovia no Sertão da Paraíba Mín. 21° Máx. 36°