
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta quinta-feira (3) ao presidente da Corte, ministro Edson Fachin, um pedido para que seja investigada a atuação do ministro André Mendonça na condução de procedimentos relacionados às Operações Sem Desconto e Compliance Zero.
A solicitação foi apresentada no âmbito do inquérito das fake news. Na petição, Moraes afirma haver “fortes indícios” da prática de improbidade administrativa, abuso de autoridade, crime de responsabilidade e suposto favorecimento a determinados grupos políticos durante a atuação de Mendonça como relator dos casos.
O ministro também acusa o colega de ter atuado com perda de imparcialidade na condução das investigações.
Na decisão encaminhada a Fachin, Moraes aponta três principais condutas que, segundo ele, indicariam irregularidades na atuação de Mendonça.
Entre elas estão a suposta usurpação da direção das investigações que caberia às autoridades policiais, inclusive com determinação de medidas administrativas que, conforme Moraes, teriam prejudicado a observância da cadeia de custódia e a produção de provas.
O ministro também cita uma suposta condução irregular de tratativas relacionadas a eventual colaboração premiada e afirma que determinados alvos teriam sido direcionados para investigação por “motivos pessoais e políticos”.
Segundo Moraes, entre as pessoas mencionadas nesse contexto estão ele próprio e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Moraes afirma ainda que Mendonça teria indicado previamente medidas cautelares que deveriam ser apresentadas pela Polícia Federal.
Ao fundamentar o pedido, Moraes citou informações presentes em relatório elaborado pela Polícia Federal. Segundo ele, o documento apontaria para uma atuação de Mendonça que teria ultrapassado os limites da função de julgador.
A decisão reproduz trecho do relatório da PF segundo o qual o formato utilizado para disponibilização de documentos permitiria consulta e análise do conteúdo pelo ministro relator.
“Conforme destacado pela Polícia Federal, ‘o formato exigido é, em si, indicativo: destina-se a consulta e análise de teor’, permitindo ao Ministro relator selecionar, suprimir ou manipular documentação em flagrante quebra da cadeia de custódia”, diz o texto atribuído à decisão.
Moraes sustenta que esse procedimento teria resultado, em sua avaliação, na “atuação de julgador como investigador”.
O pedido ocorre dois dias depois de André Mendonça retirar o sigilo de um relatório da Polícia Federal que expôs mensagens e contatos entre Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master.
O material passou a ser divulgado após a decisão de Mendonça e reúne informações obtidas durante as investigações relacionadas ao caso.
A divulgação das mensagens ampliou a disputa pública envolvendo os ministros do STF e a condução das investigações relacionadas ao Banco Master.
Moraes, por sua vez, sustenta que a atuação de Mendonça na relatoria das operações teria apresentado irregularidades que precisam ser apuradas.
Na petição, Alexandre de Moraes também cita dispositivos da Constituição Federal e do regimento interno do STF para defender que cabe ao órgão colegiado da Corte analisar eventual prática de crime comum atribuída a um de seus ministros.
O pedido agora foi encaminhado ao presidente do Supremo, Edson Fachin, a quem caberá analisar os próximos encaminhamentos dentro da Corte.
Até a publicação desta matéria, o ministro André Mendonça ainda não havia se manifestado sobre as acusações apresentadas por Alexandre de Moraes.
Por Patos Online
Com informações do Metrópoles
AÇÃO RÁPIDA Polícia Militar resgata jovem que estaria mantido em cárcere privado, prende suspeitos e impede possível execução em Patos
MANDADO DE PRISÃO Homem é preso em Matureia por descumprimento de pena após condenação por lesão corporal contra mulher
INVESTIGAÇÃO Homem é preso por tráfico de drogas durante cumprimento de mandados de busca e apreensão em investigação da DHE sobre homicídio na PB-262
ACIDENTE NA CAPITAL Colisão entre carro-forte e veículo de escolta deixa motorista ferido em João Pessoa
MORTE EM JOÃO PESSOA Idosa encontrada morta em casa após pelo menos um ano é identificada em João Pessoa
INVESTIGAÇÃO Adolescente de 17 anos confessa morte de jovem no Sertão, mas é liberado após ser ouvido; vítima foi amarrada e torturada
INVESTIGAÇÃO Polícia Civil prende homem de 24 anos investigado por estupro de vulnerável após manter relação com menina de 11 anos que engravidou, em Santa Luzia
SEGURANÇA Operação Paraíba Mais Segura: Polícia Militar intensifica rondas na zona rural da área da 4ª CIA/3º BPM
HOMOFOBIA Polícia Civil prende homem investigado por tortura, sequestro e lesões corporais contra professor em Serra Branca; violência foi motivada por homofobia Mín. 21° Máx. 36°