
Faleceu em Recife-PE, nesta sexta-feira (4), o enfermeiro Osiel Ferreira da Costa, de 38 anos, após apresentar complicações decorrentes de um transplante cardíaco. A notícia causou comoção entre familiares, amigos e profissionais da saúde que conviveram com o servidor ao longo de sua trajetória.
Natural de Brejo dos Santos-PB, Osiel construiu uma trajetória marcada pela dedicação à enfermagem e ao atendimento de pacientes em situações de emergência. Em Matureia, no Sertão da Paraíba, era servidor concursado desde 2016 e, ao longo de quase uma década de atuação, tornou-se conhecido e querido entre colegas de trabalho e pela população.
Enfermeiro emergencista, Osiel também era servidor efetivo no município de Itaporanga. Em Matureia, integrava a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), atuando na USB-13.
Além da competência profissional, Osiel era lembrado pelo jeito extrovertido, inteligente e prestativo. Amigos e colegas destacam especialmente sua disposição em ajudar e a forma humana com que desempenhava suas funções.
Recentemente, Osiel enfrentou uma batalha pela própria vida após ser diagnosticado com insuficiência cardíaca. Diante da gravidade do quadro, ele precisou ser submetido a um transplante de coração.
O procedimento trouxe esperança para familiares e amigos, mas, dias depois, o enfermeiro apresentou complicações. Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu.
Osiel morreu no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (PROCAPE Prof. Luiz Tavares), em Recife.
Casado e pai de uma menina, ele deixa familiares, amigos e colegas de profissão profundamente consternados. Em Matureia, município onde trabalhou desde 2016, a notícia foi recebida com tristeza por todos que tiveram a oportunidade de conviver com o profissional.
A direção do SAMU Regional de Patos, por meio do diretor João Albuquerque, lamentou a morte do enfermeiro e destacou a convivência profissional construída ao longo dos anos.
“Hoje nos despedimos de um amigo de farda, um colega de profissão e, acima de tudo, de um ser humano que deixou sua marca por onde passou”, declarou.
Na mensagem, João Albuquerque ressaltou que Osiel dedicou sua vida profissional a cuidar de pessoas, aliviar dores e salvar vidas, além de compartilhar com os colegas momentos de plantões, desafios e responsabilidades.
“Que Deus conforte o coração de sua família e de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Que sua trajetória de cuidado e dedicação seja sempre lembrada com carinho. Descanse em paz, amigo de farda. Sua missão aqui terminou, mas seu legado permanecerá entre nós”, completou.


A Secretaria Municipal de Saúde de Matureia também emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do servidor.
Na manifestação, o órgão destacou a dedicação de Osiel à saúde e aos serviços prestados à população do município, além de prestar solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho.
“A sua dedicação à saúde e aos serviços prestados à população de Matureia jamais será esquecida”, destacou a Secretaria.
O órgão também pediu conforto e força para os familiares e amigos neste momento de dor.

O velório e o sepultamento de Osiel Ferreira serão realizados em sua cidade natal, Brejo dos Santos, Sertão da Paraíba. Os horários e demais detalhes das cerimônias não foram informados.
Por Patos Online
Com informações de Teixeira em Foco
NOVA AMBULÂNCIA Cacimba de Areia é contemplada com uma nova ambulância USB
CONCURSO PÚBLICO Convocação de aprovados da PB Saúde para o Sertão depende da abertura de novos hospitais, explica superintendente
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS Paraíba registra nova doação de órgãos e segundo transplante 100% SUS em menos de dez dias
SAÚDE Lucas Ribeiro visita Centro de Hemodiálise de Pombal e participa de entrega de veículos para Saúde no Sertão
BALANÇO HOSPITALAR Hospital de Patos atende 285 pessoas e realiza 31 cirurgias durante plantão do fim de semana
DOENÇA RARA Consulta pública avalia inclusão de medicamento de alto custo para pacientes com ataxia de Friedreich no SUS; prazo vai até 20 de outubro
PREVENÇÃO Palestra sobre câncer de mama promovida pelo vereador Dr. Moizés Segundo reúne mulheres em Santa Terezinha e destaca importância da prevenção durante o Outubro Rosa
Outubro Rosa Centro de Especialidades Médicas Zezito Moura promove ação de conscientização sobre o Outubro Rosa
SAÚDE PÚBLICA Jovem de Cajazeiras é beneficiado com primeiro transplante renal 100% SUS realizado no Hospital da Mulher, na Paraíba Mín. 23° Máx. 37°