
Milhares de pessoas ocuparam as ruas do centro de Patos, no final da tarde desta segunda-feira, 7 de setembro, para acompanhar o tradicional desfile cívico em alusão aos 204 anos da Independência do Brasil. A programação começou pouco depois das 16h, com o hasteamento do Pavilhão Nacional, realizado na Praça Edivaldo Mota.
A solenidade contou com a presença dos representantes dos três Poderes: o prefeito de Patos, professor Jacob, representando o Poder Executivo; a presidente da Câmara Municipal, Tide Eduardo, representando o Poder Legislativo; e a juíza Joscileide Lira, diretora do Fórum Miguel Sátyro, representando o Poder Judiciário. Também participaram a secretária municipal de Educação, Adriana Carneiro, e os comandantes das forças de segurança.
Após o hasteamento, as autoridades seguiram pela Avenida Solón de Lucena em um carro aberto, na viatura Marruá do Exército Brasileiro, acompanhando a abertura do desfile. Em seguida, da tribuna de honra montada em frente à Prefeitura de Patos, as autoridades acompanharam a passagem das instituições participantes.
A programação reuniu as forças de segurança pública e instituições de serviço público, com a participação do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Civil Municipal, além de outras entidades e organizações, como o Grupo Aurora da Vida e o Clube dos Desbravadores.
Um dos momentos de destaque do desfile foi a participação da Rede Municipal de Educação, que levou para a avenida a temática “Patos educa, o Brasil cresce”.
Neste ano, as escolas municipais foram representadas pelos diferentes segmentos educacionais da rede: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Educação do Campo, Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das três escolas cívico-militares do município.
Os pelotões formados por estudantes, professores e demais profissionais da educação desfilaram acompanhados pelas bandas e fanfarras, apresentando ao público a diversidade e a força da educação pública municipal.
A programação também contou com a participação de duas escolas da Rede Estadual de Ensino. A Escola Estadual Coriolano de Medeiros participou com sua banda de música, enquanto a Escola Cidadã Integral Monsenhor Manuel Vieira, antigo CEPA, desfilou acompanhada da banda de música BAMCEPA.
Com as ruas do centro tomadas pelo público, o desfile cívico marcou as comemorações dos 204 anos da Independência do Brasil em Patos, reunindo autoridades, forças de segurança, instituições, estudantes, profissionais da educação e milhares de patoenses em uma celebração de civismo e valorização da história do país.
Por Secom - Prefeitura de Patos









PADRE FABRÍCIO Padre Fabrício destaca missão do sacerdote como instrumento de acolhimento e promoção da vida
EVENTOS Câmara Municipal de Patos abre Semana da Pátria com solenidade cívica
ELEIÇÕES 2026 Germana Wanderley e Érico Djan reafirmam apoio a Lafa Gadelha durante inauguração de comitê em Patos
INFRAESTRUTURA Prefeitura mantém serviços de calçamento em quatro bairros de Patos
POLÍTICA Hugo e Olívia visitam mercados de Patos, prestam contas e apresentam propostas para produtores, agricultores e feirantes
EDUCAÇÃO Unifip promove II Congresso Latino-americano de Medicina em outubro
TRÂNSITO Roda de caminhão se desprende e atinge veículo na BR-230, em Patos
EVENTOS Patos realiza desfile cívico de 7 de Setembro com o tema “Patos educa, o Brasil cresce
SAÚDE Após cinco anos de tratamento, paciente recebe confirmação de cura do câncer no dia em que Hospital do Bem celebra oito anos
Mín. 21° Máx. 36°