CLEVER
Terça, 08 de Setembro de 2026
UNIFIP
Banner Dr Paulo Arnon
Banner CCAA
Locais EVENTOS

Patos celebra 204 anos da Independência do Brasil com desfile cívico no centro da cidade

Programação reuniu autoridades, forças de segurança, instituições, estudantes e milhares de pessoas nas ruas de Patos.

08/09/2026 às 11h30
Por: Higor Oliveira Fonte: Secom - Prefeitura de Patos
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Milhares de pessoas ocuparam as ruas do centro de Patos, no final da tarde desta segunda-feira, 7 de setembro, para acompanhar o tradicional desfile cívico em alusão aos 204 anos da Independência do Brasil. A programação começou pouco depois das 16h, com o hasteamento do Pavilhão Nacional, realizado na Praça Edivaldo Mota.

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno

A solenidade contou com a presença dos representantes dos três Poderes: o prefeito de Patos, professor Jacob, representando o Poder Executivo; a presidente da Câmara Municipal, Tide Eduardo, representando o Poder Legislativo; e a juíza Joscileide Lira, diretora do Fórum Miguel Sátyro, representando o Poder Judiciário. Também participaram a secretária municipal de Educação, Adriana Carneiro, e os comandantes das forças de segurança.

Após o hasteamento, as autoridades seguiram pela Avenida Solón de Lucena em um carro aberto, na viatura Marruá do Exército Brasileiro, acompanhando a abertura do desfile. Em seguida, da tribuna de honra montada em frente à Prefeitura de Patos, as autoridades acompanharam a passagem das instituições participantes.

A programação reuniu as forças de segurança pública e instituições de serviço público, com a participação do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Civil Municipal, além de outras entidades e organizações, como o Grupo Aurora da Vida e o Clube dos Desbravadores.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Um dos momentos de destaque do desfile foi a participação da Rede Municipal de Educação, que levou para a avenida a temática “Patos educa, o Brasil cresce”.

Neste ano, as escolas municipais foram representadas pelos diferentes segmentos educacionais da rede: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Educação do Campo, Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das três escolas cívico-militares do município.

Os pelotões formados por estudantes, professores e demais profissionais da educação desfilaram acompanhados pelas bandas e fanfarras, apresentando ao público a diversidade e a força da educação pública municipal.

Continua após a publicidade
Cultura Patos

A programação também contou com a participação de duas escolas da Rede Estadual de Ensino. A Escola Estadual Coriolano de Medeiros participou com sua banda de música, enquanto a Escola Cidadã Integral Monsenhor Manuel Vieira, antigo CEPA, desfilou acompanhada da banda de música BAMCEPA.

Com as ruas do centro tomadas pelo público, o desfile cívico marcou as comemorações dos 204 anos da Independência do Brasil em Patos, reunindo autoridades, forças de segurança, instituições, estudantes, profissionais da educação e milhares de patoenses em uma celebração de civismo e valorização da história do país.


Prefeito - Professor Jacob

Por Secom - Prefeitura de Patos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 36°

Qua 36°C 20°C
Qui 32°C 22°C
Sex 36°C 19°C
Sáb 35°C 23°C
Dom 35°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras