CLEVER
Sábado, 26 de Setembro de 2026
Banner Dr Paulo Arnon
UNIFIP
Banner Dr Yuri
Banner CCAA
Educação DOAÇÃO

Jovem de Teixeira constrói telescópio artesanal em casa e doa equipamento para escola de Taperoá

Produzido com materiais reutilizados, equipamento de 114 mm de abertura será utilizado em atividades de astronomia com estudantes e comunidade

26/09/2026 às 07h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O que começou no quintal de casa, em Teixeira, no Sertão da Paraíba, agora poderá ajudar a despertar o interesse pela astronomia entre estudantes de Taperoá. O jovem Lucas Gabriel, idealizador do projeto Exploração no Espaço, construiu artesanalmente um telescópio astronômico de 114 milímetros de abertura e 500 milímetros de distância focal, que foi doado à Escola Félix Daltro.

Continua após a publicidade
Cultura Patos

O equipamento foi entregue ao professor Felipe Sérvulo, que também desenvolve atividades de divulgação científica por meio do clube Mistérios do Universo.

A construção do telescópio foi realizada de maneira totalmente artesanal, com o reaproveitamento de materiais e a adaptação de peças. O tubo principal foi produzido com cano de PVC, enquanto a estrutura utilizou madeira reaproveitada de um guarda-roupa.

Até mesmo os suportes utilizados para fixar o espelho foram confeccionados de forma caseira, com materiais simples, como tampas de garrafa e parafusos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Mais do que construir um instrumento para observar o céu, Lucas buscou transformar materiais que poderiam ser descartados em uma ferramenta de educação e divulgação científica.

A expectativa é que o telescópio seja utilizado em atividades com estudantes e também em observações abertas à comunidade, possibilitando que mais pessoas tenham contato com a Lua, planetas e outros objetos celestes de uma maneira mais próxima.

“Eu também quero que esse telescópio possa levar as pessoas ao conhecimento dos astros no céu e despertar nelas a curiosidade e o interesse pela astronomia”, destacou Lucas.

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno

Doação para incentivar a divulgação científica

Ao receber o equipamento, o professor Felipe Sérvulo destacou o trabalho desenvolvido por Lucas e a criatividade empregada na construção dos telescópios artesanais.

Segundo Felipe, conhecer o acervo produzido pelo jovem, por meio do projeto Exploração no Espaço, é uma oportunidade de observar como a astronomia pode ser trabalhada a partir da inventividade, da consciência ambiental e do interesse pela ciência.

Ele também ressaltou que o telescópio de 114 milímetros doado ao clube Mistérios do Universo deverá contribuir para ampliar o acesso à observação astronômica e incentivar novas gerações a conhecerem o céu.

 
 
 
 
 
Ver esse post no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Felipe Sérvulo (@professorservulo)

A iniciativa une educação, ciência, sustentabilidade e criatividade, mostrando que a construção de equipamentos científicos também pode partir de materiais simples e do conhecimento desenvolvido de forma independente.

A expectativa é que o telescópio passe a integrar as atividades de observação e educação astronômica realizadas em Taperoá, aproximando estudantes e moradores do conhecimento sobre o Universo.

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teixeira - PB
Sobre o município Notícias de Teixeira - PB
Patos, PB Atualizado às 07h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Dom 37°C 22°C
Seg 35°C 23°C
Ter 36°C 22°C
Qua 37°C 23°C
Qui 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras