O Patosonline.com recebeu na manhã deste sábado, 29, um vídeo produzido por um internauta, mostrando a elevação do n´vel de água do açude do Jatobá e da Barragem da Farinha.
Após as chuvas registradas nas últimas horas, os dois mananciais voltaram a ser beneficiados com as águas vindas do Rio Farinha e da sangria do açude do tubarão, e por alguns afluentes de menor intensidade que trouxeram as águas caídas na região dos mananciais.
Segundo o último levantamento feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba-AESA, o açude do Jatobá registrava no dia 27 de fevereiro, o volume de 5 milhões 227 mil 949 metros cúbicos, o que representa 30,25% de seu volume total.
A Barragem da Farinha estava na mesma data com 16 milhões 83 mil 534 metros cúbicos, o que representa 62,49% de seu volume total, números que estarão alterados para cima no próximo boletim informativo da AESA, que será divulgado na próxima semana.
Com a chegada das chuvas no mês de março, aumenta a expectativa em torno da sangria dos dois mananciais e da oferta hídrica para a população patoense. Confira as imagens;

Chuvas em 2026 Chuva forte marca início da noite desta segunda-feira (30) na região de Patos; até as 19h, Santa Terezinha registrava 50 mm
Chuva forte INMET emite alerta laranja de chuvas intensas para Patos e cidades do Sertão
Chuvas em 2026 INMET emite alerta de chuvas intensas para Patos e mais 159 cidades da Paraíba neste domingo (29)
João Pedro 2026 Rey Vaqueiro, Simone Mendes, Seu Desejo, Neiff, Calcinha Preta e mais: Prefeitura de Desterro anuncia atrações do João Pedro 2026
MPPB Justiça atende MPPB e condena ex-secretária de Santana de Mangueira por improbidade
Chuvas em 2026 Inverno se consolida com chuvas regulares no Sertão, e sertanejo já sonha com boa safra
Recarga hídrica Barragem da Farinha atinge quase 90% da capacidade em Patos; Capoeira ultrapassa os 16%
Chuvas em 2026 Chuva nos municípios cabeceiras do Rio Farinha aumenta expectativa de recarga para a Barragem da Farinha, em Patos
Cempeonato Condado fortalece o esporte com realização do Campeonato de Veteranos 40tão Mín. 23° Máx. 31°